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dc.contributor.authorPortela, L. I.pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-20T09:35:39Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T11:03:55Z-
dc.date.available2023-11-20T09:35:39Zpt_BR
dc.date.available2023-11-21T11:03:55Z-
dc.date.issued2023-10pt_BR
dc.identifier.citationhttps://pianc.pt/wp-content/uploads/2023/10/Artigo-46.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1016768-
dc.description.abstractO aprofundamento dos canais de acesso por dragagem, associado ou não à construção de molhes e quebra-mares, tem sido uma característica da evolução dos portos nacionais nos últimos 100 anos. Nesta comunicação, analisa-se a evolução da cota de dragagem dos acessos marítimos aos portos do Continente com base em fontes documentais e levantamentos hidrográficos. No início do século XX verificava-se uma diferença apreciável entre as condições oferecidas pelos portos situados em estuários de maiores dimensões (Lisboa e Setúbal) e artificiais (Leixões), por um lado, e os portos situados em estuários e sistemas lagunares com menor prisma de maré, por outro. Entre 1920 e a atualidade, principalmente desde 1950, todos os portos comerciais em atividade (excetuando Sines) registaram um aumento da profundidade dos canais de acesso entre cerca de 5,5 m e 11,2 m. Considerando os portos no seu conjunto, estima-se que em média, entre 1950 e 2020, se tenha verificado um aumento da profundidade de dragagem na zona da barra de 1,0 m por década.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPIANC Portugalpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleEvolução da cota de dragagem dos acessos marítimos aos portos de Portugal Continentalpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.pages4ppt_BR
dc.identifier.localLeixõespt_BR
dc.description.sectorDHA/NECpt_BR
dc.identifier.conftitle11as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuáriapt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DHA/NEC - Comunicações a congressos e artigos de revista

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