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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVarandas, J.pt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, V.pt_BR
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.editorIsabel Duartept_BR
dc.contributor.editorJoão Marcelinopt_BR
dc.contributor.editorAntónio Pinhopt_BR
dc.contributor.editorPaula Fariapt_BR
dc.contributor.editorLuís Lopespt_BR
dc.contributor.editorPedro Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T13:53:21Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T13:55:37Z-
dc.date.available2023-06-05T13:53:21Zpt_BR
dc.date.available2023-10-10T13:55:37Z-
dc.date.issued2023-05-16pt_BR
dc.identifier.isbn978-989-54038-9-9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1016387-
dc.description.abstractAs transições ferroviárias, como as entradas em pontes ou passagens inferiores, são locais onde frequentemente se desenvolvem defeitos de geometria de via, que podem colocar em risco a segurança da circulação ferroviária e reduzir o conforto dos passageiros, o que tem justificado um considerável número de estudos numéricos e experimentais sobre este tema. No entanto, carecem ainda de estudos que permitam identificar os possíveis efeitos associados à velocidade de circulação dos comboios no desenvolvimento de defeitos de geometria nestes locais. Para este efeito, é utilizada uma implementação numérica tridimensional com capacidade para calcular assentamentos de via causados pela passagem repetida de veículos ferroviários, considerando explicitamente a interação dinâmica normal roda-carril, e a sua evolução à medida que a via se deforma no tempo. Considera-se assim a mútua interdependência entre a variabilidade da resposta dinâmica associada às altas-velocidades e a correspondente deformação plástica progressiva das camadas de apoio da via. As simulações computacionais centradas numa passagem inferior de pequeno vão e com velocidades variáveis do veículo ferroviário mostraram que o aumento da velocidade pode efetivamente conduzir a um também aumento das deformações plásticas permanentes da camada de balastro nos segmentos imediatamente adjacentes à estrutura, com maior incidência no segmento de saída da ponte.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSociedade Portuguesa de Geotecniapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleEstudo numérico sobre a influência da velocidade dos comboios na degradação da geometria da via em zonas de transiçãopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.pages687-696pppt_BR
dc.identifier.localÉvorapt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.identifier.conftitle18º Congresso Nacional de Geotecniapt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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