Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015895
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLuis, L.pt_BR
dc.contributor.authorFreire, S.pt_BR
dc.contributor.authorBarros, J.pt_BR
dc.contributor.authorLopes, H.pt_BR
dc.contributor.authorLemos, R.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorNeves, M. G.pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-24T15:32:51Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T16:42:55Z-
dc.date.available2023-01-24T15:32:51Zpt_BR
dc.date.available2023-03-03T16:42:55Z-
dc.date.issued2022-04-07pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015895-
dc.description.abstractEntre 2016 e 2020 foram realizados os Estudos e Projetos e Estudos de Impacto Ambiental (EIA) dos projetos do Prolongamento do Quebra-mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, os quais envolveram ensaios em modelo físico reduzido realizados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) entre outubro 2016 e abril 2017, encontrando-se atualmente em curso a respetiva empreitada de construção. Os estudos, projetos e ensaios bi e tridimensionais em modelo reduzido do Prolongamento do Quebra-mar Exterior em cerca de 300 m, destacam-se essencialmente por se tratar de um quebra-mar sujeito a um regime de agitação consideravelmente severo e por envolver o uso de blocos de betão de alta densidade (peso especifico de 27,2 kN/m3 a 32 kN/m3 ) do tipo Antifer, cujo comportamento idráulico e estrutural, apesar da experiência adquirida na utilização deste tipo de blocos no Molhe Sul da Barra do Rio Douro (também com betão com peso especifico de 32 kN/m3) e no Molhe Leste de Sines (peso especifico de 25,4 kN/m3 a 30,8 kN/m3), ainda se reveste de alguma complexidade. No âmbito destes estudos realizou-se inicialmente o Estudo Prévio (EP), com base no qual se realizaram os ensaios bi e tridimensionais, e em simultâneo com estes últimos, realizou-se o Projeto de Execução (PE). Neste, e com o objetivo de aumentar a segurança da estrutura, adotaram-se generalizadamente blocos de maior peso do que os ensaiados. Pretende-se com esta comunicação destacar as particularidades da adoção de blocos “adensados” no caso do prolongamento do quebra-mar de Leixões, quer as associadas à conceção e pré dimensionamento, quer as associadas à construção e exploração dos modelos físicos bi e tridimensionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPIANCpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleEstudos e projetos do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixõespt_BR
dc.title.alternative10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sinespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localSinespt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitle10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sines,pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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CN_142_ Luis,L.pdfOs ensaios incluíram várias fases, tendo sido testadas vários ajustes para reforçar zonas pontuais do quebra-mar que revelaram alguma fragilidade. Seguindo a mesma lógica que a do relatório do LNEC, este capítulo abordará o conjunto de ensaios relativos à última configuração testada, a qual foi considerada globalmente estável.1.2 MBAdobe PDFView/Open


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