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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Manz, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Zózimo, A. C. | pt_BR |
dc.contributor.author | Garzon, J.L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T14:37:56Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:56:13Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T14:37:56Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-02-28T11:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015825 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a potencialidade do modelo numérico SWASH ser implementado no protótipo do sistema HIDRALERTA para o porto da Ericeira para a estimativa do galgamento. O modelo SWASH foi aplicado a dois perfis transversais do porto da Ericeira com características geométricas distintas, diferentes orientações face à agitação incidente e com diferentes blocos de betão no manto principal. Esta comunicação foca-se nos resultados para um perfil cujo manto principal é constituído por tetrápodes. O coeficiente de Manning foi utilizado como parâmetro de calibração dos resultados do modelo SWASH, na simulação de duas tempestades, tendo como referência os resultados da ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2. Foram deduzidas três expressões empíricas para a determinação do coeficiente de Manning com base em variáveis conhecidas, pois a possibilidade de calcular os valores dos coeficientes de Manning de forma automática é essencial para que se possa implementar o modelo SWASH no sistema HIDRALERTA. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | PIANC | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.title | Aplicação do modelo SWASH para a estimativa de galgamentos em eventos de tempestade no porto da Ericeira | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.comments | À medida que a população mundial continua a aumentar e a concentrar-se nas zonas costeiras, as comunidades tornam-se mais vulneráveis a fenómenos de inundação e de erosão provocados por eventos extremos. O aquecimento global e a consequente subida do nível médio do mar, em conjunto com alterações nas características das tempestades (eg. Meehl et al., 2007), conduzirão a um aumento dos riscos referidos anteriormente. Em muitas regiões, as comunidades costeiras e as atividades socioeconómicas dependem da existência de estruturas costeiras que sejam capazes de reduzir os efeitos das inundações associadas a estes eventos extremos. Esta capacidade é frequentemente medida em termos do caudal de galgamento (Pillai et al., 2017). Também com o objetivo de minimizar os danos causados por riscos costeiros, os sistemas de previsão e alerta têm vindo a ser implementados em muitas regiões costeiras, permitindo identificar situações de emergência e despoletar as medidas de segurança que sejam necessárias (Lavell et al., 2012). Estas características fazem com que estes sistemas sejam fundamentais como uma medida adaptativa face às alterações climáticas | pt_BR |
dc.identifier.local | Sines | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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CN57_Manz.pdf | Em Portugal, apesar da sua elevada exposição face a riscos costeiros, não existe ainda nenhum sistema nacional de previsão de galgamentos e inundações completamente operacional. O Sistema HIDRALERTA pretende preencher esta lacuna (Poseiro, 2019; Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020). | 707.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
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