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dc.contributor.authorMendonça, A. C.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorNeves, M. G.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorCapitão, R.pt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, L.pt_BR
dc.contributor.authorLemos, R.pt_BR
dc.contributor.authorAndriolo, U.pt_BR
dc.contributor.authorSoares, F.pt_BR
dc.contributor.authorHenriques, M.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T. L. G. V.pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-29T16:15:13Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T16:27:02Z-
dc.date.available2022-12-29T16:15:13Zpt_BR
dc.date.available2023-03-03T16:27:02Z-
dc.date.issued2022-09-04pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015734-
dc.description.abstractNeste trabalho apresenta-se o projeto BSafe4Sea - Controlo da Segurança de Quebra-mares através da Análise de um Sistema de Previsão e Apoio à Decisão, que tem como objetivos o desenvolvimento, a aplicação e o teste de metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude. Estas metodologias formarão a base de um sistema inovador de apoio à decisão para o planeamento e priorização de trabalhos de manutenção e reparação, aumentando, assim, a segurança, funcionalidade e resiliência destes quebra-mares. Apresentam-se as atividades do projeto – medições de campo, modelação física 2D e 3D dos quebra-mares de talude, modelação numérica da evolução do dano no manto de proteção e da resposta da superestrutura e desenvolvimento do sistema de previsão e apoio à decisão – a respetiva metodologia, os casos de estudo e os principais resultados obtidos até à data.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherINEGI/FEUPpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBSafe4Seapt_BR
dc.subjectquebra-mares de taludept_BR
dc.subjectdanopt_BR
dc.subjectprevisãopt_BR
dc.subjectapoio à decisãopt_BR
dc.titlePROJETO BSAFE4SEA - CONTROLO DA SEGURANÇA DE QUEBRA MARES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PREVISÃO E APOIO À DECISÃO - METODOLOGIA E RESULTADOSpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.commentsOs portos e respetivos quebra-mares de proteção são infraestruturas críticas para a economia global. A principal função de um quebra-mar é abrigar navios e outras embarcações atracados dentro de um porto, garantindo que a navegação e as operações de carga/descarga são realizadas em condições de segurança. A construção de um quebra-mar de talude (QMT) envolve um investimento de capital significativo e, uma vez que esta estrutura está constantemente a ser solicitada pela ação das ondas, a ocorrência de danos é bastante comum. A principal vantagem de um QMT sobre outras formas de proteção é que a sua falha é geralmente progressiva, o que permite programar atempadamente a realização de obras de manutenção/reparação se o dano não for excessivo. Assim, é essencial identificar o dano numa fase inicial, evitando que atrasos na sua previsão e deteção tenham consequências importantes na segurança estrutural e funcional do QMT.pt_BR
dc.identifier.localMoçambique, Maputopt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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CLME2022_Mendonça.pdfNeste contexto, o desenvolvimento de um sistema de previsão dos danos em QMT e de apoio à decisão relativamente a obras de manutenção/reparação é muito pertinente, dadas as condições ambientais extremas a que os quebra-mares estão sujeitos, as quais poderão ainda agravar-se devido às alterações climáticas.2.31 MBAdobe PDFView/Open


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