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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Guedes Soares, C. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-29T16:09:55Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:48:36Z | - |
dc.date.available | 2022-12-29T16:09:55Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-02-28T11:48:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015732 | - |
dc.description.abstract | O SAFEPORT-SINES é um sistema de previsão e alerta para a segurança da navegação em zonas portuárias, englobando situações de emergência associadas a navios em trânsito ou amarrados, devidas a condições meteo-oceanográficas extremas. O sistema fornece previsões com 3 dias de antecedência da agitação marítima, das condições de vento e de maré, assim como dos movimentos dos navios, identificando as situações que possam ter consequências gravosas nos navios em manobra ou amarrados dentro do porto. Os níveis de risco associados baseiam-se em critérios de segurança e de operacionalidade, nomeadamente nos movimentos do navio e nos esforços nos elementos de amarração. Neste trabalho apresenta-se o sistema SAFEPORT em termos do seu desenvolvimento e arquitetura, do fluxo e tratamento de dados e do funcionamento dos modelos numéricos utilizados. Apresenta-se ainda o funcionamento da plataforma web e da aplicação móvel onde é possível consultar os parâmetros relevantes para aferir os riscos referidos | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | PIANC | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.title | SAFEPORT-SINES. SISTEMA DE SEGURANÇA PARA O PORTO DE SINES | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.comments | Tal como acontece a nível mundial, também em Portugal, o transporte de bens por via marítima tem mostrado uma clara tendência de crescimento. Para aumentar a competitividade portuária e valorizar a sua posição estratégica na fachada ibero-atlântica, as autoridades responsáveis pelo porto de Sines têm promovido e participado em projetos de investigação e desenvolvimento para melhorar a gestão do risco associado ao incremento do movimento de navios neste porto. Exemplo disso é o projeto BlueSafePort, financiado pelo Fundo Azul, e cujo objetivo é o desenvolvimento de um sistema para prever e alertar da ocorrência de riscos para a navegação em zonas portuárias, para que estes possam ser atempadamente mitigados. | pt_BR |
dc.identifier.local | Sines | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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CN75_10asJECP_Santos.pdf | O protótipo do sistema foi desenvolvido para o Porto de Sines e encontra-se atualmente em fase de testes e validação. O protótipo está implementado na plataforma web do HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Pinheiro et al., 2020), desenvolvida inicialmente para tratar dos riscos associados ao galgamento de estruturas de proteção costeira ou portuária. | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
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