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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015722
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lemos, R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendonça, A. C. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T10:39:11Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T16:25:40Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28T10:39:11Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-03-03T16:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015722 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da estabilidade do manto resistente de quebra-mares de taludes requer, na maioria dos casos, a realização de ensaios em modelo físico. Entre os diferentes métodos de avaliação da evolução da estabilidade, destaca-se a medição do volume erodido do manto resistente por ação da agitação marítima. Este volume pode ser determinado a partir de levantamentos consecutivos da envolvente dos taludes. Melby [1] apresentou uma fórmula para previsão da evolução do dano em quebra-mares de taludes com base nas características da agitação neles incidente. No presente estudo pretendeu-se utilizar um programa de ensaios em modelo físico bidimensional semelhante ao programa que conduziu à referida fórmula aplicado a um caso de estudo correspondente a uma secção do quebra-mar do porto de Peniche. Os ensaios realizados fazem parte do projeto BSafe4Sea que visa desenvolver, testar e comprovar o conceito de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude, que constitui a base de um sistema inovador de apoio à decisão. Os ensaios tiverem como objetivo analisar a resposta da estrutura a diferentes estados de agitação incidentes, cujos resultados são fundamentais para o desenvolvimento d e formulações empíricas de previsão da evolução do dano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | FCT | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Evolução do dano | pt_BR |
dc.subject | Modelo físico | pt_BR |
dc.subject | Volume erodido | pt_BR |
dc.subject | Formulação empírica | pt_BR |
dc.title | EVOLUÇÃO DO DANO EM ENSAIOS EM MODELO FÍSICO DE UM TROÇO DO QUEBRA-MAR DO PORTO DE PENICHE | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.comments | Os ensaios foram realizados no canal de ondas irregulares COI1 do LNEC, tendo o modelo sido construído e explorado à escala 1:50 de acordo com a lei de semelhança de Froude (Figura 1). O talude do manto protetor tinha um declive de 2:3, desenvolvia-se entre as cotas -8.0 m(ZH) e +8.0 m(ZH) e era constituído por blocos de 160 kN (cerca de 107 g no modelo). | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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TEST&E2022_Template_Extended_Abstract_23.pdf | Os ensaios realizados consistiram em três séries de ensaios (A, B e C), realizados com agitação irregular, com a duração de 1000 ondas, para dois níveis de maré: nível médio e preia-mar, com uma profundidade no pé do talude de 10.0 m para o nível médio e de 12.0 m para preia-mar. Para ambos os níveis, reproduziramse períodos de pico de 12 s e 14 s, e alturas de onda significativas de 4.0, 5.0, 6 | 299.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
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