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dc.contributor.authorLemos, R.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorMendonça, A. C.pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-28T10:39:11Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T16:25:40Z-
dc.date.available2022-12-28T10:39:11Zpt_BR
dc.date.available2023-03-03T16:25:40Z-
dc.date.issued2022-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015722-
dc.description.abstractA avaliação da estabilidade do manto resistente de quebra-mares de taludes requer, na maioria dos casos, a realização de ensaios em modelo físico. Entre os diferentes métodos de avaliação da evolução da estabilidade, destaca-se a medição do volume erodido do manto resistente por ação da agitação marítima. Este volume pode ser determinado a partir de levantamentos consecutivos da envolvente dos taludes. Melby [1] apresentou uma fórmula para previsão da evolução do dano em quebra-mares de taludes com base nas características da agitação neles incidente. No presente estudo pretendeu-se utilizar um programa de ensaios em modelo físico bidimensional semelhante ao programa que conduziu à referida fórmula aplicado a um caso de estudo correspondente a uma secção do quebra-mar do porto de Peniche. Os ensaios realizados fazem parte do projeto BSafe4Sea que visa desenvolver, testar e comprovar o conceito de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude, que constitui a base de um sistema inovador de apoio à decisão. Os ensaios tiverem como objetivo analisar a resposta da estrutura a diferentes estados de agitação incidentes, cujos resultados são fundamentais para o desenvolvimento d e formulações empíricas de previsão da evolução do dano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFCTpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEvolução do danopt_BR
dc.subjectModelo físicopt_BR
dc.subjectVolume erodidopt_BR
dc.subjectFormulação empíricapt_BR
dc.titleEVOLUÇÃO DO DANO EM ENSAIOS EM MODELO FÍSICO DE UM TROÇO DO QUEBRA-MAR DO PORTO DE PENICHEpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.commentsOs ensaios foram realizados no canal de ondas irregulares COI1 do LNEC, tendo o modelo sido construído e explorado à escala 1:50 de acordo com a lei de semelhança de Froude (Figura 1). O talude do manto protetor tinha um declive de 2:3, desenvolvia-se entre as cotas -8.0 m(ZH) e +8.0 m(ZH) e era constituído por blocos de 160 kN (cerca de 107 g no modelo).pt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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TEST&E2022_Template_Extended_Abstract_23.pdfOs ensaios realizados consistiram em três séries de ensaios (A, B e C), realizados com agitação irregular, com a duração de 1000 ondas, para dois níveis de maré: nível médio e preia-mar, com uma profundidade no pé do talude de 10.0 m para o nível médio e de 12.0 m para preia-mar. Para ambos os níveis, reproduziramse períodos de pico de 12 s e 14 s, e alturas de onda significativas de 4.0, 5.0, 6299.27 kBAdobe PDFView/Open


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