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dc.contributor.authorPinheiro, L.pt_BR
dc.contributor.authorZózimo, A. C.pt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, M.I.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorReis, M. T. L. G. V.pt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, E. B.pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-26T16:04:45Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T11:39:40Z-
dc.date.available2022-12-26T16:04:45Zpt_BR
dc.date.available2023-02-28T11:39:40Z-
dc.date.issued2022-04-07pt_BR
dc.identifier.citationDOI:10.5894/rh41n2-cti2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015694-
dc.description.abstractA autoridade portuária do arquipélago dos Açores, Portos dos Açores, SA, identificou a necessidade de dispor de um sistema de alerta precoce para os riscos associados à agitação marítima, nomeadamente os relacionados com os galgamentos costeiros e com os navios amarrados. No âmbito do Projeto ECOMARPORT, associaram-se com a Universidade dos Açores e o LNEC para o desenvolvimento de três novos protótipos do sistema HIDRALERTA para os portos de S. Roque do Pico, Madalena do Pico e Praia da Vitória. Os novos protótipos têm, para além da previsão de eventos de galgamento das proteções portuárias, a capacidade de prever esforços e movimentos de navios amarrados. As situações de emergência podem ser previstas, permitindo que as autoridades portuárias possam tomar medidas de mitigação para evitar a perda de vidas e minimizar os danos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPIANCpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise de eventos extremospt_BR
dc.subjectPortos dos Açorespt_BR
dc.titleSistema de alerta para riscos portuários. Análise de eventos extremos nos portos dos Açorespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.commentsEsta comunicação tem como objetivo analisar e validar as previsões do sistema HIDRALERTA para os dias em que se identificaram eventos extremos de agitação marítima e/ou problemas operacionais. Os resultados dos modelos numéricos de propagação de ondas são validados com dados de boias ondógrafo. Os eventos de galgamento e a segurança dos navios atracados são validados com dados recolhidos junto da autoridade portuária por meio de observação visual, fotos, vídeos e registos das webcams instaladas.pt_BR
dc.identifier.localAçorespt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitle10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sines, 7 e 8 de abril de 2022pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista

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CN74_10asJECP_Pinheiro.pdfEstudos recentes (Knutson et al., 2020; Belmadani et al. 2021) indiciam uma alteração no clima das ondas no Oceano Atlântico Norte, em consequência das alterações climáticas, com o aparecimento de tempestades tropicais.1.66 MBAdobe PDFView/Open


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