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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pinheiro, L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Zózimo, A. C. | pt_BR |
dc.contributor.author | SANTOS, M.I. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. L. G. V. | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, E. B. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-26T16:04:45Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T11:39:40Z | - |
dc.date.available | 2022-12-26T16:04:45Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-02-28T11:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-07 | pt_BR |
dc.identifier.citation | DOI:10.5894/rh41n2-cti2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015694 | - |
dc.description.abstract | A autoridade portuária do arquipélago dos Açores, Portos dos Açores, SA, identificou a necessidade de dispor de um sistema de alerta precoce para os riscos associados à agitação marítima, nomeadamente os relacionados com os galgamentos costeiros e com os navios amarrados. No âmbito do Projeto ECOMARPORT, associaram-se com a Universidade dos Açores e o LNEC para o desenvolvimento de três novos protótipos do sistema HIDRALERTA para os portos de S. Roque do Pico, Madalena do Pico e Praia da Vitória. Os novos protótipos têm, para além da previsão de eventos de galgamento das proteções portuárias, a capacidade de prever esforços e movimentos de navios amarrados. As situações de emergência podem ser previstas, permitindo que as autoridades portuárias possam tomar medidas de mitigação para evitar a perda de vidas e minimizar os danos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | PIANC | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise de eventos extremos | pt_BR |
dc.subject | Portos dos Açores | pt_BR |
dc.title | Sistema de alerta para riscos portuários. Análise de eventos extremos nos portos dos Açores | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.comments | Esta comunicação tem como objetivo analisar e validar as previsões do sistema HIDRALERTA para os dias em que se identificaram eventos extremos de agitação marítima e/ou problemas operacionais. Os resultados dos modelos numéricos de propagação de ondas são validados com dados de boias ondógrafo. Os eventos de galgamento e a segurança dos navios atracados são validados com dados recolhidos junto da autoridade portuária por meio de observação visual, fotos, vídeos e registos das webcams instaladas. | pt_BR |
dc.identifier.local | Açores | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sines, 7 e 8 de abril de 2022 | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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CN74_10asJECP_Pinheiro.pdf | Estudos recentes (Knutson et al., 2020; Belmadani et al. 2021) indiciam uma alteração no clima das ondas no Oceano Atlântico Norte, em consequência das alterações climáticas, com o aparecimento de tempestades tropicais. | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
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