Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guerra, L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Falcão Silva, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Couto, P. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontul, S. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T12:41:49Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T10:40:14Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T12:41:49Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-02-28T10:40:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015593 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas o transporte aéreo tem demonstrado um crescimento em consequência do aumento da procura em diversos países. O bom funcionamento das infraestruturas aeroportuárias é um dos fatores condicionantes para a eficiência e desempenho do transporte aéreo. De facto, é requerido que os complexos aeroportuários mantenham determinados padrões de qualidade, resiliência, fiabilidade, segurança e desempenho. Para a análise estrutural e estudo de eventuais intervenções de manutenção e reabilitação neste tipo de infraestruturas, pode-se recorrer cada vez mais ao Building Information Modelling (BIM). O BIM é uma metodologia facilitadora no setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), por permitir a integração das diversas fases do ciclo de vida e o trabalho colaborativo dos diversos intervenientes nos diversos processos. Com vista a minimizar incompatibilidades entre os vários softwares que se baseiam nesta metodologia, tem vindo a ser desenvolvido um formato padrão e de acesso livre denominado de Industry Foundation Classes (IFC), que permite aos utilizadores o acesso a toda a informação sem estar limitado ao software de origem do modelo. O presente trabalho apresenta a definição de requisitos IFC, que permitam guardar toda a informação essencial para modelos BIM de elementos estruturais integrados em infraestruturas aeroportuárias, com uma abrangência tal que permita representar a complexidade dos processos ao longo do seu ciclo de vida. A proposta, baseada na análise das disposições e especificações da buildingSMART e na norma ISO 16739: 2013, compreende a definição dos critérios base que permitam ao IFC guardar a informação necessária aos modelos na sua componente estrutural. A validação da proposta é efetuada através de um caso de estudo pré-definido, onde é possível experimentar a sua implementação. Para finalizar são retiradas as devidas conclusões sobre o trabalho realizado, bem como apresentadas sugestões para desenvolvimentos futuros com vista à incorporação de IFC em modelos BIM. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Reabilitar & Betão Estrutural 2020 | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | ;Comunicação 151 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Modelos BIM | pt_BR |
dc.subject | IFC | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Infraestruturas aeroportuárias | pt_BR |
dc.subject | elementos estruturais | pt_BR |
dc.title | Aplicação do BIM na avaliação de pavimentos. Definição de requisitos IFC para interoperabilidade | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | LNEC | pt_BR |
dc.identifier.local | LNEC, Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DED/NEG | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | Reabilitar & Betão Estrutural 2020 | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DED/NEG - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAEC212.pdf | Aplicação do BIM na avaliação de pavimentos: Definição de requisitos IFC para interoperabilidade. | 334.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.