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dc.contributor.authorGuerra, L.pt_BR
dc.contributor.authorFalcão Silva, M. J.pt_BR
dc.contributor.authorCouto, P.pt_BR
dc.contributor.authorFontul, S.pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T12:41:49Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T10:40:14Z-
dc.date.available2022-12-13T12:41:49Zpt_BR
dc.date.available2023-02-28T10:40:14Z-
dc.date.issued2021-11-03pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015593-
dc.description.abstractNas últimas décadas o transporte aéreo tem demonstrado um crescimento em consequência do aumento da procura em diversos países. O bom funcionamento das infraestruturas aeroportuárias é um dos fatores condicionantes para a eficiência e desempenho do transporte aéreo. De facto, é requerido que os complexos aeroportuários mantenham determinados padrões de qualidade, resiliência, fiabilidade, segurança e desempenho. Para a análise estrutural e estudo de eventuais intervenções de manutenção e reabilitação neste tipo de infraestruturas, pode-se recorrer cada vez mais ao Building Information Modelling (BIM). O BIM é uma metodologia facilitadora no setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO), por permitir a integração das diversas fases do ciclo de vida e o trabalho colaborativo dos diversos intervenientes nos diversos processos. Com vista a minimizar incompatibilidades entre os vários softwares que se baseiam nesta metodologia, tem vindo a ser desenvolvido um formato padrão e de acesso livre denominado de Industry Foundation Classes (IFC), que permite aos utilizadores o acesso a toda a informação sem estar limitado ao software de origem do modelo. O presente trabalho apresenta a definição de requisitos IFC, que permitam guardar toda a informação essencial para modelos BIM de elementos estruturais integrados em infraestruturas aeroportuárias, com uma abrangência tal que permita representar a complexidade dos processos ao longo do seu ciclo de vida. A proposta, baseada na análise das disposições e especificações da buildingSMART e na norma ISO 16739: 2013, compreende a definição dos critérios base que permitam ao IFC guardar a informação necessária aos modelos na sua componente estrutural. A validação da proposta é efetuada através de um caso de estudo pré-definido, onde é possível experimentar a sua implementação. Para finalizar são retiradas as devidas conclusões sobre o trabalho realizado, bem como apresentadas sugestões para desenvolvimentos futuros com vista à incorporação de IFC em modelos BIM.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherReabilitar & Betão Estrutural 2020pt_BR
dc.relation.ispartofseries;Comunicação 151pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectModelos BIMpt_BR
dc.subjectIFCpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectInfraestruturas aeroportuáriaspt_BR
dc.subjectelementos estruturaispt_BR
dc.titleAplicação do BIM na avaliação de pavimentos. Definição de requisitos IFC para interoperabilidadept_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.description.sectorDED/NEGpt_BR
dc.identifier.conftitleReabilitar & Betão Estrutural 2020pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DED/NEG - Comunicações a congressos e artigos de revista

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