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dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.authorVarandas, J.pt_BR
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.editorEduardo Fortunatopt_BR
dc.contributor.editorJosé Estairept_BR
dc.contributor.editorLiedi Bernuccipt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T14:48:07Zpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T11:01:13Z-
dc.date.available2022-08-10T14:48:07Zpt_BR
dc.date.available2022-09-14T11:01:13Z-
dc.date.issued2022-07pt_BR
dc.identifier.citationhttps://doi.org/10.14195/2184-8394_155_6pt_BR
dc.identifier.issn0379-9522pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015179-
dc.description.abstractA complexidade do sistema via-férrea, em termos da variabilidade do comportamento estrutural e material ao longo de seu ciclo de vida, tem-se constituído um obstáculo para o estabelecimento de métodos robustos de previsão do seu comportamento de longo-prazo. Neste trabalho apresenta-se uma implementação computacional que incorpora algumas funcionalidades para uma reprodução mais realista desse comportamento, face a outras existentes. Para demonstrar as potencialidades desta ferramenta, são analisados cenários de plena via, tendo-se introduzido, em alguns deles, uma travessa sem apoio na camada de balastro (“travessa suspensa”), de forma a analisar o impacto dessa anomalia no desempenho da via sob a aplicação de milhões de ciclos de carga, relativos a diferentes veículos. Esta abordagem permitiu avaliar a interdependência entre efeitos dinâmicos, como a interação roda-carril, e efeitos de longo prazo, como a evolução das trajetórias de tensões no interior da camada de balastro, evidenciando um ciclo retroalimentado entre esses dois processos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSociedade Portuguesa de Geotecniapt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectvia-férreapt_BR
dc.subjectdeformação permanentept_BR
dc.subjectcomportamento resiliente não-linearpt_BR
dc.subjectmodelação numéricapt_BR
dc.titleUma abordagem de modelação numérica tridimensional do comportamento de longo prazo de vias-férreas considerando a interação dinâmica veículo-viapt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.volume155pt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.description.magazineGeotecniapt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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