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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015179
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paixão, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Varandas, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortunato, E. | pt_BR |
dc.contributor.editor | Eduardo Fortunato | pt_BR |
dc.contributor.editor | José Estaire | pt_BR |
dc.contributor.editor | Liedi Bernucci | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T14:48:07Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T11:01:13Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T14:48:07Z | pt_BR |
dc.date.available | 2022-09-14T11:01:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | pt_BR |
dc.identifier.citation | https://doi.org/10.14195/2184-8394_155_6 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0379-9522 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015179 | - |
dc.description.abstract | A complexidade do sistema via-férrea, em termos da variabilidade do comportamento estrutural e material ao longo de seu ciclo de vida, tem-se constituído um obstáculo para o estabelecimento de métodos robustos de previsão do seu comportamento de longo-prazo. Neste trabalho apresenta-se uma implementação computacional que incorpora algumas funcionalidades para uma reprodução mais realista desse comportamento, face a outras existentes. Para demonstrar as potencialidades desta ferramenta, são analisados cenários de plena via, tendo-se introduzido, em alguns deles, uma travessa sem apoio na camada de balastro (“travessa suspensa”), de forma a analisar o impacto dessa anomalia no desempenho da via sob a aplicação de milhões de ciclos de carga, relativos a diferentes veículos. Esta abordagem permitiu avaliar a interdependência entre efeitos dinâmicos, como a interação roda-carril, e efeitos de longo prazo, como a evolução das trajetórias de tensões no interior da camada de balastro, evidenciando um ciclo retroalimentado entre esses dois processos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Geotecnia | pt_BR |
dc.rights | restrictedAccess | pt_BR |
dc.subject | via-férrea | pt_BR |
dc.subject | deformação permanente | pt_BR |
dc.subject | comportamento resiliente não-linear | pt_BR |
dc.subject | modelação numérica | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem de modelação numérica tridimensional do comportamento de longo prazo de vias-férreas considerando a interação dinâmica veículo-via | pt_BR |
dc.type | workingPaper | pt_BR |
dc.description.volume | 155 | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NIT | pt_BR |
dc.description.magazine | Geotecnia | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | NAO | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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