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dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T15:22:31Zpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T14:26:20Z-
dc.date.available2022-07-12T15:22:31Zpt_BR
dc.date.available2022-07-14T14:26:20Z-
dc.date.issued2007-09pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015088-
dc.description.abstractNo presente trabalho são apresentadas as linhas orientadoras de um programa de investigação visando melhorar a fundamentação das decisões sobre segurança das infra estruturas rodoviárias, nas fases de planeamento, projecto e operação, mediante o alargamento do conhecimento acerca dos factores e consequências dos acidentes em estradas interurbanas do País. O programa compreende dois projectos de investigação: o primeiro incide sobre a sinistralidade em secção corrente de estradas interurbanas, fora da zona de influência dos cruzamentos, designadamente no que se refere aos acidentes originados por saída involuntária de via de circulação; o segundo projecto incide sobre a sinistralidade em cruzamentos e nós desnivelados de estradas, também interurbanas. O trabalho está organizado em três partes e sete capítulos. Na primeira parte apresenta-se o problema da segurança rodoviária, com especial ênfase na dimensão das consequências dos acidentes, expõem-se os conceitos mais relevantes e descrevem-se aspectos importantes da intervenção para mitigação da sinistralidade. No segundo capítulo são abordados assuntos mais directamente relacionados com o papel da infra-estrutura rodoviária no problema e com as formas de intervenção nesta, ao longo do respectivo ciclo de vida, para diminuição das consequências da sinistralidade. São apresentados exemplos tirados da experiência internacional e nacional nesta matéria. Na segunda parte são descritos os principais estudos, mais recentes, em matéria de segurança rodoviária, com especial enfoque nos realizados na UE. Aborda se também a temática da modelação multivariada da sinistralidade ao nível global e conclui se com uma descrição das ferramentas já disponíveis no âmbito da simulação microscópica dos factores afectando a sinistralidade, com especial ênfase nos modelos de índole técnica. Na Parte III apresentam-se, no sexto capítulo, o programa de investigação e, no sétimo capítulo, o programa de estudos pós-graduados que lhe está associado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_BR
dc.subjectModelaçãopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectAnálise de sinistralidadept_BR
dc.titleMétodos Racionais de Apoio à Intervenção da Engenharia em Segurança Rodoviáriapt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Programas de Investigação, Teses e Trabalhos de Síntese

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