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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paixão, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortunato, E. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T15:02:11Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T14:29:39Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T15:02:11Z | pt_BR |
dc.date.available | 2022-07-14T14:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015079 | - |
dc.description.abstract | As escórias de siderurgia devidamente processadas têm elevado potencial para aplicação como agregado artificial em camadas de apoio de infraestruturas ferroviárias. Apesar de existirem evidências sobre o benefício ambiental e económico da sua aplicação em camada de balastro ferroviário, como alternativa ao agregado natural de rocha britada [1], esta ainda é bastante limitada por todo o mundo. Em Portugal, a Siderurgia Nacional produz agregado artificial de escória de forno de arco elétrico, que toma a designação de “Agregado Siderúrgico Inerte para Construção” – ASIC [2]. Embora, a nível nacional, existam algumas aplicações de ASIC em camadas de apoio de infraestruturas de transportes [3], ainda são necessários mais estudos para evidenciar os benefícios do uso deste tipo de materiais em camada de balastro ferroviário. A resistência e a morfologia das partículas que constituem a camada de balastro ferroviário são aspetos fundamentais que influenciam o seu desempenho. A maioria das especificações técnicas estabelece que a caracterização da morfologia é realizada seguindo abordagens empíricas e testagem manual, bem estabelecidas e amplamente validadas, que foram desenvolvidas no passado. No entanto, algumas dessas abordagens são subjetivas, sujeitas a erro humano, redutoras dos aspetos tridimensionais das partículas e não tiram partido do conhecimento mais recente e dos métodos automatizados atualmente disponíveis como abordagens de análise de imagem para caracterizar estes agregados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | FCT Nova | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 6;Paper No. | pt_BR |
dc.rights | restrictedAccess | pt_BR |
dc.subject | balastro ferroviário | pt_BR |
dc.subject | agregado siderúrgico inerte para construção | pt_BR |
dc.subject | morfologia de partículas | pt_BR |
dc.subject | abrasão | pt_BR |
dc.subject | fotogrametria | pt_BR |
dc.subject | Structure-from-Motion | pt_BR |
dc.subject | harmónicas esféricas | pt_BR |
dc.title | Uma aplicação de fotogrametria em estudos sobre a abrasão de agregados siderúrgicos para balastro ferroviário | pt_BR |
dc.type | workingPaper | pt_BR |
dc.identifier.local | Almada, Portugal | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NIT | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 3rd Conference on Testing and Experimentation in Civil Engineering (TEST&E 2022) | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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