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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Vieira Gomes, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Roque, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, J. L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, J. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T13:27:38Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T11:37:00Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T13:27:38Z | pt_BR |
dc.date.available | 2021-12-09T11:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014102 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE2020, consistindo na elaboração de uma norma técnica para aplicação a arruamentos urbanos, que possa contribuir para promover a melhoria da rede rodoviária municipal, designadamente através da adoção, no País, de critérios harmonizados no dimensionamento do traçado e no ordenamento da envolvente dos arruamentos urbanos, aspetos importantes para a obtenção de rodovias autoexplicativas necessárias para o pretendido Sistema Seguro. A norma técnica está organizada em quatro fascículos, destinados a contemplar os fundamentos sobre utentes e rede rodoviária, as características geométricas para rodovias com tráfego motorizado e não motorizado e as medidas de acalmia de tráfego aplicáveis a cada tipo de arruamento. Apresenta-se neste documento o Fascículo IV, relativo às medidas de acalmia e outros dispositivos de tráfego, compreendendo a recomendação dos dispositivos suscetíveis de serem aplicados em arruamentos urbanos e destinados ao tráfego de peões, velocípedes, transportes públicos, misto, e veículos ligeiros. São também apresentadas características a considerar por categoria hierárquica da rede e por fim a pormenorização dos dispositivos de tráfego, no que se refere aos requisitos técnicos, princípios de dimensionamento e vantagens e desvantagens da sua aplicação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Norma de traçado | pt_BR |
dc.subject | Arruamentos urbanos | pt_BR |
dc.subject | Ambiente rodoviário | pt_BR |
dc.title | Fascículo IV - Medidas de acalmia e outros dispositivos de tráfego. | pt_BR |
dc.title.alternative | Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos. | pt_BR |
dc.type | report | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Relatórios Científicos |
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File | Description | Size | Format | |
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F_IV_07-07-2021.pdf | Relatório | 14.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
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