Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira Gomes, S.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-04T15:16:26Zpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T16:20:59Z-
dc.date.available2021-10-04T15:16:26Zpt_BR
dc.date.available2021-12-02T16:20:59Z-
dc.date.issued2016-04pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014062-
dc.description.abstractIndependentemente da área de intervenção que se pretenda analisar, é indiscutível que se podem extrair muitas lições da análise das políticas de segurança rodoviária e do desempenho de um país nessa área, quando comparadas com a prática e os resultados de outros países da mesma região ou de níveis de desenvolvimento semelhantes. Este tipo de análise toma o nome de benchmarking e o seu objetivo consiste na procura das melhores práticas, de ideias inovadoras e de procedimentos operacionais altamente eficazes que conduzam a um desempenho superior, a qual é realizada através de comparações metódicas e sistemáticas. Os processos de benchmarking de segurança rodoviária têm sido aplicados com sucesso em vários países, principalmente através de projetos cofinanciados pela União Europeia, nomeadamente: os projetos SUNflower e SUNflower+6, o estudo SUNflowerNext, desenvolvido no âmbito do Projeto SafetyNet, e o projeto DaCoTa. Na presente comunicação apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Benchmarking of road safety performance in Latin American countries”, no qual o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) foi convidado a participar. Este projeto está enquadrado no acordo de cooperação entre o International Transport Forum (ITF) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Federação Internacional do Automóvel (FIA), estabelecido no sentido de melhorar a recolha e análise de dados sobre acidentes rodoviários ao nível mundial. Como parceiro do projeto encontra-se também o Observatorio Iberoamericano de Seguridad Vial (OISEVI). O projeto visa o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para avaliação comparada da evolução da segurança rodoviária num conjunto selecionado de países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCRPpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSegurança Rodoviáriapt_BR
dc.subjectComparaçãopt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectIndicadores de segurança rodoviáriapt_BR
dc.titleAnálise comparativa da sinistralidade rodoviária nos países da América Latinapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.identifier.localLisboapt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.conftitle8º Congresso Rodoviário Portuguêspt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
C 16_2016_Análise comparativa da sinistralidade rodoviária nos países da América Latina.pdfMain article1.13 MBAdobe PDFView/Open
Declaração 8º CRP.pdfAutorização100.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.