Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014062
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira Gomes, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, J. L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-04T15:16:26Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T16:20:59Z | - |
dc.date.available | 2021-10-04T15:16:26Z | pt_BR |
dc.date.available | 2021-12-02T16:20:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014062 | - |
dc.description.abstract | Independentemente da área de intervenção que se pretenda analisar, é indiscutível que se podem extrair muitas lições da análise das políticas de segurança rodoviária e do desempenho de um país nessa área, quando comparadas com a prática e os resultados de outros países da mesma região ou de níveis de desenvolvimento semelhantes. Este tipo de análise toma o nome de benchmarking e o seu objetivo consiste na procura das melhores práticas, de ideias inovadoras e de procedimentos operacionais altamente eficazes que conduzam a um desempenho superior, a qual é realizada através de comparações metódicas e sistemáticas. Os processos de benchmarking de segurança rodoviária têm sido aplicados com sucesso em vários países, principalmente através de projetos cofinanciados pela União Europeia, nomeadamente: os projetos SUNflower e SUNflower+6, o estudo SUNflowerNext, desenvolvido no âmbito do Projeto SafetyNet, e o projeto DaCoTa. Na presente comunicação apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Benchmarking of road safety performance in Latin American countries”, no qual o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) foi convidado a participar. Este projeto está enquadrado no acordo de cooperação entre o International Transport Forum (ITF) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Federação Internacional do Automóvel (FIA), estabelecido no sentido de melhorar a recolha e análise de dados sobre acidentes rodoviários ao nível mundial. Como parceiro do projeto encontra-se também o Observatorio Iberoamericano de Seguridad Vial (OISEVI). O projeto visa o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para avaliação comparada da evolução da segurança rodoviária num conjunto selecionado de países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | CRP | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Segurança Rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Comparação | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de segurança rodoviária | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa da sinistralidade rodoviária nos países da América Latina | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | Lisboa | pt_BR |
dc.identifier.local | Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 8º Congresso Rodoviário Português | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
C 16_2016_Análise comparativa da sinistralidade rodoviária nos países da América Latina.pdf | Main article | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Declaração 8º CRP.pdf | Autorização | 100.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.