Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1014050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantiago, R.pt_BR
dc.contributor.authorRoque, C. A.pt_BR
dc.contributor.authorLavinha, P.pt_BR
dc.contributor.authorNunes, C.pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T16:11:41Zpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T16:57:05Z-
dc.date.available2021-09-28T16:11:41Zpt_BR
dc.date.available2021-12-02T16:57:05Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014050-
dc.description.abstractDa evolução crescente das tecnologias de informação, com a recolha de dados de forma sistemática e ininterrupta ao longo do tempo, associada aos avanços mais recentes nas metodologias estatísticas aplicadas à informação registada sobre sinistralidade, resulta a necessidade da junção de bases de dados de origens diversas. No presente estudo foram recolhidos dados de várias fontes. Por um lado, o conhecimento das características das vítimas foi possível através da base de dados disponibilizada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a qual inclui um conjunto de parâmetros contextuais relativos às características das infraestruturas rodoviárias. A esta informação acresce a que diz respeito ao eventual transporte das vítimas para os hospitais, fornecida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Tais dados são recolhidos nos casos de acidentes de maior gravidade, onde uma viatura de emergência médica é enviada ao local e as vítimas são transportadas para o hospital de referência. Este transporte é fornecido pelo INEM e os dados recolhidos para uma base de dados específica. Adicionalmente, foi utilizada a base de dados de morbilidade hospitalar da Administração Central do Sistema de Saúde. Esta base de dados, diz respeito ao período após a chegada das vítimas ao hospital, onde estas são avaliadas pela equipa clínica presente no serviço de urgência e em que, durante ou após o seu internamento, são classificadas perante um sistema de classificação pertencente à referida base de dados consoante o trauma apresentado. Serve o presente artigo para mostrar os principais desafios da junção de várias bases de dados de entidades tão distintas no seu âmbito de atuação e cujo resultado gerou a cooperação intersectorial entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o INEM. No âmbito do presente artigo destaca-se a complementaridade dos dados disponíveis e dos conhecimentos existentes, na descodificação dos modelos biomecânicos, das lesões e das infraestruturas, mecanismo chave para o eficaz desenrolar da investigação e para a obtenção de resultados que cada entidade, trabalhando de forma independente, nunca conseguiria obter.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro Rodoviário Portuguêspt_BR
dc.relationSFRH/BPD/118499/2016pt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectBase de dadospt_BR
dc.subjectSegurança Rodoviáriapt_BR
dc.subjectCooperação intersectorialpt_BR
dc.titleInvestigação em segurança rodoviária em Portugal: a utilização de bases de dados hospitalares e sua ligação a outras basespt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.conftitle9º Congresso Rodoviário Portuguêspt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.