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dc.contributor.authorRoque, C. A.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T15:10:53Zpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T16:47:12Z-
dc.date.available2021-09-28T15:10:53Zpt_BR
dc.date.available2021-12-02T16:47:12Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014044-
dc.description.abstractOs sistemas de retenção de veículos são utilizados para proteger os ocupantes dos veículos desgovernados do embate em obstáculos perigosos ou noutros veículos que circulem na faixa de rodagem de sentido contrária. A norma EN 1317 resulta da investigação realizada na Europa ao longo de vários anos e que permitiu desenvolver uma forma padronizada de caracterizar, ensaiar e avaliar o desempenho destes sistemas. A norma EN 1317 permite a comparação entre sistemas ensaiados sob as mesmas condições e permite obter um referencial para determinar e distinguir o âmbito de aplicação de cada sistema de retenção. Contudo, o desempenho de uma barreira em caso de choque depende de um conjunto de parâmetros contextuais, nomeadamente o local da respetiva instalação, as condições do solo e considerações ambientais, sendo igualmente importante considerar o ciclo de vida da barreira. Por outro lado, a gravidade dos ferimentos produzidos num acidente depende, fundamentalmente, dos limites de tolerância do ser humano relativamente a forças, desacelerações e tempos da correspondente atuação, bem como da eficácia dos dispositivos de absorção de energia cinética disponibilizados aos utentes rodoviários em caso de colisão. Os critérios de avaliação da gravidade das consequências são um meio de estimação do potencial de lesão para um ser humano ocupante de um veículo envolvido num acidente rodoviário. No caso das barreiras de segurança, o nível de gravidade do embate está associado exclusivamente ao risco de lesão para os ocupantes do veículo, o qual é estimado a partir de critérios de avaliação baseados no veículo. Neste âmbito, a análise reportada na presente comunicação permitiu constatar a ausência de estudos capazes de relacionar diretamente as consequências dos acidentes com os aspetos utilizados na norma EN 1317 para avaliação de desempenho dos sistemas de retenção de veículos, no que diz respeito aos níveis de gravidade nela definidos, bem como a ausência de referências na referida norma à gravidade esperada das lesões associadas a cada um destes níveis. Justifica-se assim a adoção de novos indicadores biomecânicos que representem mais fielmente o grau de segurança passiva disponibilizado pelos sistemas de retenção de veículos existentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro Rodoviário Portuguêspt_BR
dc.relationSFRH/BPD/118499/2016pt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectSistemas de retenção de veículospt_BR
dc.subjectEN 1317pt_BR
dc.subjectNível de gravidadept_BR
dc.titleGravidade das consequências associadas à colisão com barreiras de segurança. Aspetos relevantes para as respetivas normas de desempenhopt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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