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dc.contributor.authorRoque, C. A.pt_BR
dc.contributor.authorJalayer, M.pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-28T15:09:09Zpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T16:46:38Z-
dc.date.available2021-09-28T15:09:09Zpt_BR
dc.date.available2021-12-02T16:46:38Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1014042-
dc.description.abstractA análise de dados de sinistralidade rodoviária tem sido usada para orientar políticas conducentes à melhoria da segurança rodoviária, bem como para melhorar a conceção e o dimensionamento de estradas e veículos. As metodologias estatísticas atualmente aplicadas à informação registada sobre sinistralidade permitem o desenvolvimento de modelos de estimativa de frequência dos acidentes e modelos explicativos da gravidade dos mesmos, capazes de serem usados para determinar com rigor a influência de múltiplos fatores na frequência e gravidade das lesões resultantes dos acidentes rodoviários. Outrossim, é possível aprofundar o conhecimento existente sobre os fatores acima mencionados, recorrendo a outras abordagens metodológicas. Neste contexto, é possível estudar o tempo decorrido (ou a distância percorrida) até à ocorrência de um evento ou a duração do mesmo. Dados como estes, são referidos na literatura como dados de duração, e podem ser analisados através de modelos de duração baseados em risco (Hazard-based duration models), os quais têm sido amplamente utilizados em campos como a medicina, as ciências sociais e a engenharia industrial. Contudo, são escassos os estudos que aplicaram modelos de duração à segurança rodoviária. Através do desenvolvimento destes modelos, o estudo reportado na presente comunicação permitiu identificar o efeito de diversos fatores na distância percorrida por um veículo descontrolado após sair da faixa de rodagem e embater num obstáculo perigoso presente na área adjacente à faixa de rodagem. Este estudo demonstra que os modelos de duração são adequados à investigação das distâncias percorridas por veículos descontrolados em despistes. Os resultados obtidos podem contribuir para a melhoria das características da área adjacente à faixa de rodagem e para a implementação de medidas mais eficientes para mitigar a gravidade dos despistes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro Rodoviário Portuguêspt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectModelo de duraçãopt_BR
dc.subjectDespistept_BR
dc.subjectModelo Coxpt_BR
dc.subjectÁrea adjacente à faixa de rodagempt_BR
dc.titleAplicação de modelos de duração à segurança rodoviária: o caso particular dos despistes.pt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.conftitle9º Congresso Rodoviário Portuguêspt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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