Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1013757
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortunato, E. | pt_BR |
dc.contributor.author | Paixão, A. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-01T14:56:22Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T10:36:29Z | - |
dc.date.available | 2021-06-01T14:56:22Z | pt_BR |
dc.date.available | 2021-07-01T10:36:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-05 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1013757 | - |
dc.description.abstract | No âmbito Programa de Investigação e Inovação do LNEC 2013-2020 (P2I) e inserido no Programa de ID&I do Departamento de Transportes (DT), o Núcleo de Infraestruturas de Transportes tem vindo a desenvolver um projeto de ID&I designado por “Modelação do comportamento da camada de balastro ferroviário” e identificado pelo acrónimo MODER-B2 (MODElling Railway Ballast Behaviour). Os objetivos deste projeto são: i) contribuir para o aumento da eficiência do transporte ferroviário através da aplicação de métodos de análise estrutural avançados e de modelos de comportamento da via-férrea robustos, que permitam otimizar o funcionamento da infraestrutura; e ii) contribuir para a sustentabilidade das vias-férreas, estudando em profundidade a aplicação de novos materiais e tecnologias, em função das suas propriedades físicas e mecânicas, integrados na estrutura da via-férrea. Para concretizar esses objetivos têm-se desenvolvido diversos estudos baseados em experimentação laboratorial e na modelação física e modelação numérica avançada, com vista à caracterização de materiais e das estruturas que os integram. Os estudos têm incidido fundamentalmente sobre as propriedades e técnicas de caracterização dos materiais da camada de balastro e sobre o seu contributo para o desempenho da via-férrea, tendo em conta a sua importância em termos técnicos, económicos e ambientais, no ciclo de vida das infraestruturas ferroviárias. Neste documento descrevem-se atividades e apresentam-se resultados obtidos em alguns dos estudos realizados no âmbito deste projeto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | RELATÓRIO 161/2021 – DT/NIT; | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Via-férrea | pt_BR |
dc.subject | Balastro | pt_BR |
dc.subject | Resistência Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.subject | Modelação física | pt_BR |
dc.subject | Modelação numérica | pt_BR |
dc.subject | Deformação permanente | pt_BR |
dc.title | Contributos para o conhecimento das propriedades físicas e mecânicas de materiais de balastro e da sua relevância para o desempenho da via-férrea | pt_BR |
dc.type | report | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | LNEC | pt_BR |
dc.description.comments | Projeto LNEC de ID&I “Modelação do comportamento da camada de balastro ferroviário” – MODER-B2 / NÃO RESERVADO | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NIT | pt_BR |
dc.identifier.proc | 0702/1102/19721 | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NIT - Relatórios Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel 161-2021_DT-NIT dspace.pdf | Documento principal | 9.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.