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dc.contributor.authorRebelo, M.pt_BR
dc.contributor.authorMachado, P.pt_BR
dc.contributor.authorBranco Pedro, J.pt_BR
dc.contributor.editorNeves, Joanapt_BR
dc.contributor.editorEsperança, José Paulopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T10:26:49Zpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-01T15:12:12Z-
dc.date.available2020-05-06T10:26:49Zpt_BR
dc.date.available2020-06-01T15:12:12Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.isbn978-989-732-453-6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1012611-
dc.description.abstractA economia do turismo em Portugal está muito dependente do chamado fator de sazonalidade (PENT, 2013), entendido como um obstáculo ao desenvolvimento deste sector de atividade (PwC Portugal, 2014). A procura turística por parte de clientes mais idosos, com maior disponibilidade para viajar ao longo do ano, pode ajudar a diminuir o impacto da sazonalidade. Para tal, é importante conhecer os fatores de atratividade e de satisfação da oferta turística portuguesa junto desta população. Com esse objetivo, os autores desenvolveram um estudo empírico, confinado à Região do Algarve, tendo recolhido informação sobre 538 hóspedes seniores, sobretudo europeus, que se encontravam alojados em hotéis de 4 e 5 estrelas nesta Região durante a época baixa de 2011/2012 (outubro a março). Na formulação inicial do estudo, considerou-se que o tipo de estadia e as características sociodemográficas dos turistas funcionariam como mediadores entre os fatores de atratividade (o que leva a escolher o destino Algarve) e a satisfação, a qual veio a revelar-se dependente das dimensões designadas por aprazibilidade (dimensão contextual) e funcionalidade (dimensão ligada ao desempenho do hotel). Como resultado da análise estatística efetuada, os autores desenvolveram um modelo explicativo da atratividade do produto turístico e da satisfação dos utilizadores. No centro desse modelo foi identificada a dimensão aprazibilidade, a qual se entende como sendo a qualidade que confere prazer ao hóspede e que engloba características físicas, estéticas, funcionais do hotel, mas inclui ainda aspetos ligados à promoção do destino turístico e à identidade cultural e patrimonial do próprio destino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAUDAX-IUL & ISCTE-IULpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTurismo séniorpt_BR
dc.subjectAlgarvept_BR
dc.subjectAprazibilidadept_BR
dc.titleTurismo sénior no Algarve: A importância da aprazibilidade para uma abordagem integrada das políticas públicaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.pages1ppt_BR
dc.identifier.localEstorilpt_BR
dc.description.sectorDED/NUTpt_BR
dc.identifier.conftitle1st Annual International Tourism & Ageingpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
Appears in Collections:DED/NUT - Comunicações a congressos e artigos de revista

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