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dc.contributor.authorPinheiro, L.pt_BR
dc.contributor.authorPedro, F.pt_BR
dc.contributor.authorAbdelwahab, H.S.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, J. A.pt_BR
dc.contributor.authorCapitão, R.pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T16:00:19Zpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-18T13:47:36Z-
dc.date.available2019-08-29T16:00:19Zpt_BR
dc.date.available2019-09-18T13:47:36Z-
dc.date.issued2019-08pt_BR
dc.identifier.citationhttps://doi.org/10.5281/zenodo.3355354pt_BR
dc.identifier.isbn978-972-8574-49-9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1011802-
dc.description.abstractO Porto de Leixões, localizado na costa norte de Portugal, é um dos maiores do país, recebendo diariamente um grande número de navios de grandes dimensões. Um dos principais postos de acostagem situa-se à entrada do porto e encontra-se sujeito à agitação marítima que é difratada pelo olhe principal de proteção do porto. Para avaliar dos movimentos induzidos no navio estacionado nesse posto de acostagem e as forças exercidas nas suas amarras e defensas pela agitação incidente, utilizou-se o modelo físico de Leixões, construído num dos tanques do LNEC. Neste modelo físico, encontra-se representada a envolvente do porto de Leixões, assim como a sua batimetria. O modelo do navio “Esso Osaka” tnum comprimento de 3,43 m, uma boca de 0,53 m e um calado máximo de 0,23 m. A medição da elevação da superfície livre foi realizada com um conjunto de sondas resistivas. Os movimentos do Esso Osaka foram medidos segundo os seis graus de liberdade com recurso a um Sistema ótico de medição de movimentos, Optitrack™. Efetuou-se ainda a determinação das forças nas amarras e defensas com recurso a células de carga. Foram efetuados um conjunto de ensaios com o navio Esso-Osaka para diferentes períodos de onda e alturas de onda incidente. Nesta comunicação descrevem-se os ensaios realizados e os resultados obtidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherISEPpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectNavio amarradopt_BR
dc.subjectModelo físicopt_BR
dc.subjectPorto de Leixõespt_BR
dc.titleExtensão do molhe norte do porto de Leixões: modelação física de um navio amarrado no posto Apt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.pages233-243pppt_BR
dc.identifier.localPorto, ISEPpt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitleTEST&E 2019 - 2º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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