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dc.contributor.authorSilva, M.pt_BR
dc.contributor.authorFortes, C. J. E. M.pt_BR
dc.contributor.authorLemos, R.pt_BR
dc.contributor.authorNeves, M. G.pt_BR
dc.contributor.authorCaeiro, C.pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-28T10:54:24Zpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-18T13:47:30Z-
dc.date.available2019-08-28T10:54:24Zpt_BR
dc.date.available2019-09-18T13:47:30Z-
dc.date.issued2019-08pt_BR
dc.identifier.citationhttps://doi.org/10.5281/zenodo.3355354pt_BR
dc.identifier.isbn978-972-8574-49-9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1011801-
dc.description.abstractPara caracterizar a agitação marítima no Porto de Leixões após o prolongamento do quebra-mar exterior, sob condições de alterações climáticas foi realizado um extenso grupo de ensaios em modelo físico tridimensional de agitação, num tanque do LNEC, à escala 1:80, representando-se toda a bacia portuária e o prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões. Foram realizados ensaios com diferentes condições de agitação incidente para o rumo W e com dois níveis de maré, que correspondem ao nível médio e a preia-mar com uma sobrelevação representativa dos efeitos das alterações climáticas e da sua influência na agitação marítima . Foi medida a agitação em 30 pontos localizados na entrada do porto e no interior da bacia portuária e analisou-se o abrigo da bacia portuária com a ampliação do quebra-mar norte e as diferenças entre o abrigo para os dois níveis de maré ensaiados. As principais conclusões dos ensaios realizados foram que os maiores valores de alturas de onda ocorreram na zona exterior e de entrada do porto, diminuindo para o seu interior. Ao longo do canal de navegação, as alturas de onda vão diminuindo e no interior do porto obtiveram-se valores da altura de onda pequenos. A subida do nível do mar, para as condições ensaiadas, não afeta significativamente a agitação no interior da bacia portuária. No entanto, no exterior e zona de entrada do porto contribui para alterações da agitação que diferem consoante o período de pico e a altura de onda significativa incidente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherISEPpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectPorto de Leixõespt_BR
dc.subjectAgitaçãopt_BR
dc.subjectModelo físicopt_BR
dc.titleEnsaios de agitação no porto de Leixões em cenário de alteração climáticapt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.pages221-232pppt_BR
dc.identifier.localPorto, ISEPpt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitleTEST&E 2019 - 2º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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