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dc.contributor.authorGiollo, Rpt_BR
dc.contributor.authorFalcão Silva, M. J.pt_BR
dc.contributor.authorLemos, R.pt_BR
dc.contributor.authorCouto, P.pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-14T18:27:59Zpt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T15:16:12Z-
dc.date.available2019-01-14T18:27:59Zpt_BR
dc.date.available2019-02-07T15:16:12Z-
dc.date.issued2018-11pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1011265-
dc.description.abstractA geografia marítima nem sempre proporciona à costa um ambiente seguro para a instalação e manutenção de portos. Com este propósito, constroem-se obstáculos estruturais capazes de proteger o porto contra a agitação marítima, permitindo que as embarcações executem com segurança e eficiência as operações portuárias. Os quebra-mares de talude são as estruturas de proteção marítimo-portuárias mais frequentes em Portugal e estão sujeitos à ação de intempéries e agitação marítima intensa, requerendo obras de manutenção periódicas que garantam o seu funcionamento adequado. No entanto, devido ao elevado valor associado às reparações e/ou reabilitações e à envergadura deste tipo de obras, nem sempre é possível que as intervenções sejam realizadas de forma completa. As informações técnicas, relativas às intervenções em quebra-mares de talude, estão registadas na base de dados de Análise de Observação Sistemática de Obras Marítimas (ANOSOM), uma ferramenta de diagnóstico de estruturas marítimas de proteção portuária e de embocaduras, desenvolvida em MS ACESS pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a qual mantém uma ampla biblioteca de registos originados em observações regulares de obras marítimas portuguesas, desde o ano de 1995 até à atualidade. As metodologias de análise de multicritério contribuem de forma significativa para a maximização do impacto dos investimentos, proporcionando a tomada de decisões de forma eficiente, no que tange a priorização das intervenções diretamente relacionadas com a vida útil da estrutura e com o seu correto funcionamento. O estudo contido na presente comunicação tem por objetivo propor a utilização de metodologias de análise multicritério para apoio à decisão, através do levantamento de diversos critérios, submetidos a avaliação de especialistas neste tipo de infraestruturas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherGPBE/ ISTpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectAnálise multicritériopt_BR
dc.subjectObras de proteção marítimo-portuáriaspt_BR
dc.subjectQuebra-mares de taludept_BR
dc.titleAnálise multicritério para apoio à decisão em intervenções de obras marítimo-portuárias: Estudo de quebra-mares de talude de blocos de betão e enrocamentopt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.pages10ppt_BR
dc.identifier.localLisboa, LNECpt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.identifier.conftitleEncontro nacional betão estrutural - BE2018pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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