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dc.contributor.authorSilva, L. G.pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-21T18:25:27Zpt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T15:12:14Z-
dc.date.available2018-11-21T18:25:27Zpt_BR
dc.date.available2019-02-07T15:12:14Z-
dc.date.issued2018-07pt_BR
dc.identifier.citationhttp://www.construcaomagazine.pt/noticias/luis-gabriel-silva/pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1011083-
dc.description.abstractAtendendo ao seu caráter histórico, o presente artigo insere-se num conjunto de ações proposto pelo Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) com vista à comemoração dos 70 anos da sua existência, efeméride que se comemora durante o presente ano de 2018, e visa a apresentação de uma resenha da atividade desenvolvida no âmbito de estudos em modelos físicos de obras marítimas, pelo DHA desde a sua fundação, e para a Região Autónoma dos Açores (RAA). Pela sua insularidade, as populações da (RAA) estão naturalmente ligadas ao mar, nas suas mais diversas vertentes, muito dependendo a sua qualidade de vida das infraestruturas portuárias existentes em cada ilha, que permitem os indispensáveis movimentos de pessoas e de mercadorias e que muito contribuem para a coesão social e económica do arquipélago. Em virtude do papel decisivo assumido pelos portos na RAA, foi ao longo dos anos dada especial atenção à concepção destes equipamentos infraestruturais, tendo o LNEC desempenhado um papel relevante no capítulo reservado à verificação de projetos de obras marítimas de proteção portuária, especialmente através da realização de estudos em modelo físico reduzido, enquanto ferramenta mais válida para a concretização daquele objetivo, quer no passado, quer também no presente. Desde a fundação do Serviço de Hidráulica do LNEC, em 1948, foram inúmeros os estudos em modelo físico reduzido realizados para obras marítimas da RAA. O primeiro estudo em modelo reduzido de que há registo foi iniciado na segunda metade da década de 50, tendo o respetivo relatório do estudo sido publicado em março de 1958. Tratou-se de um estudo em modelo reduzido tridimensional (3D) com vista à definição do lay-out das obras marítimas de proteção do porto de Vila do Porto (Ilha de Santa Maria), em estrito cumprimento de requisitos que haviam sido estabelecidos, do ponto de vista da agitação marítima no interior da bacia portuária. Desde então, o LNEC foi chamado a intervir com a realização de ensaios em modelo reduzido em múltiplas situações, tendo-se assistido a uma especial concentração de atividade a partir do início da década de 80, coincidindo com o grande desenvolvimento portuário registado na Região. Ao longo dos 70 anos de vida do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) foram então efetuados, no LNEC e sob a orientação dos seus técnicos, 50 estudos em modelo físico reduzido de obras projetadas para a RAA, para todas as ilhas do arquipélago, com exceção da Ilha do Corvo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEngenho e Média, Ldapt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectAçorespt_BR
dc.subjectModelação físicapt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.titleEstudos em modelo reduzido de obras marítimas da Região Autónoma dos Açorespt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.pages24-31pppt_BR
dc.description.volume85pt_BR
dc.description.sectorDHA/NPEpt_BR
dc.description.magazineConstrução Magazinept_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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