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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1010183
Title: | Características mecânicas de materiais metálicos utilizados nos primórdios da construção metálica |
Authors: | Baptista, A. M. |
Keywords: | Estruturas metálicas |
Issue Date: | Sep-2015 |
Publisher: | Publindústria |
Abstract: | Em Portugal existe ainda um grande número de pontes metálicas antigas, construídas durante o século XIX ou inícios do século XX, que urge manter, pelo seu simbolismo e importância histórica, mas também porque muitas delas fazem ainda parte das infraestruturas nacionais rodoviárias ou ferroviárias, permanecendo assim vitais para a economia nacional. Estas estruturas requerem ocasionalmente intervenções de reparação e/ou de reforço devido a: i) terem de suportar cargas de valor superior às previstas no seu dimensionamento, ii) terem sofrido uma diminuição significativa da sua resistência pela ação de fatores ambientais ou associados à sua utilização, ou, ainda, iii) por se pretender que possam assegurar condições de segurança exigidas pela regulamentação atual, por vezes mais exigentes que as consideradas no projeto inicial. A avaliação estrutural da segurança das pontes antigas requer o conhecimento das características mecânicas dos materiais metálicos utilizados na sua construção. De acordo com a literatura poder-se-á supor que as pontes metálicas construídas até ao final do século XIX serão muito provavelmente de ferro pudelado, tendo-se iniciado a partir desta época a construção de pontes em aço [1]. Muitas das pontes construídas com ferro pudelado têm, ao longo da sua vida, vindo a ser objeto de intervenções de natureza diversa visando a sua reabilitação e conservação, pelo que incluem por vezes elementos estruturais de aço, de diferentes épocas, entre os elementos originais em ferro pudelado. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1010183 |
ISSN: | 1645-1767 |
Appears in Collections: | DE/NCE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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