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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1009954
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Rodrigues, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Poseiro, P. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. L. G. V. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Taveira-Pinto, F. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T08:50:02Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-01T15:37:29Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T08:50:02Z | pt_BR |
dc.date.available | 2018-03-01T15:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-10 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-989-99439-0-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1009954 | - |
dc.description.abstract | O fenómeno de galgamento representa uma das maiores preocupações nas zonas costeiras e portuárias na medida em que o seu impacto tem implicações ao nível da segurança das pessoas, bens, equipamentos e infraestruturas localizadas nas zonas protegidas por estruturas marítimas, bem como da segurança e funcionalidade das próprias estruturas, com importância ao nível socioeconómico. Com o presente estudo pretende-se aplicar a metodologia desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Reis et al., 2011; Santos et al., 2011; Neves et al., 2012a e Rocha et al., 2013) para a avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias ao porto de Ponta Delgada, nos Açores. Esta avaliação implica uma caraterização adequada dos estados de mar junto das estruturas baseando-se num período de trinta e quatro anos (1979 – 2013) de dados de agitação marítima e de nível de mar e foi realizada para doze secções transversais. A metodologia de avaliação do risco é efetuada em três fases: caraterização da agitação incidente nas estruturas do porto; cálculo do galgamento; avaliação do risco de galgamento que inclui a avaliação da probabilidade de ocorrência de galgamentos (acima de um certo limiar predefinido), assim como a avaliação das consequências dessas ocorrências. Os resultados da aplicação desta metodologia de avaliação do risco são apresentados sob a forma de mapas de consequências e de risco, ferramentas importantes para o planeamento de operações e de futuras intervenções no porto de Ponta Delgada. Palavras-chave: Risco, galgamento, inundação, portos, estruturas marítimas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | FEUP | pt_BR |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/120702/PT | pt_BR |
dc.rights | restrictedAccess | pt_BR |
dc.subject | Risco | pt_BR |
dc.subject | Galgamento | pt_BR |
dc.subject | Inundação | pt_BR |
dc.subject | Portos | pt_BR |
dc.subject | Estruturas marítimas | pt_BR |
dc.title | Avaliação do risco de galgamento: O Porto de Ponta Delgada | pt_BR |
dc.type | workingPaper | pt_BR |
dc.description.pages | 10p | pt_BR |
dc.identifier.local | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 9as Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | NAO | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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