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dc.contributor.authorPinto, A.pt_BR
dc.contributor.authorMachado, P.pt_BR
dc.contributor.authorAlves, M.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, A.pt_BR
dc.contributor.editorCIEOpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-05T09:21:03Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T14:26:02Z-
dc.date.available2017-06-05T09:21:03Zpt_BR
dc.date.available2017-08-08T14:26:02Z-
dc.date.issued2017-05-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1009528-
dc.description.abstractAs unidades hoteleiras, independentemente da sua classificação e tipologia, são importantes equipamentos para providenciar a acomodação dos seus hóspedes, para além de constituírem veículos de divulgação cultural (dos países onde se encontram) e de promoverem estados de bem-estar e de conforto. Em países nos quais a indústria do turismo tem um peso muito elevado no PIB, como é o caso de Portugal, esses objetivos de valorização cultural e de promoção de bem-estar e conforto são determinantes para o próprio desempenho da economia como um todo, e a uma escala regional e local podem mesmo ser decisivos para as respetivas comunidades. Nas fases de planeamento e design de construção, reabilitação ou adaptação de um edifício de hotelaria, existem requisitos funcionais, arquitetónicos, técnicos e decisões gestionárias que irão comprometer o ciclo de vida de custos do edifício e da sua prestação enquanto unidade hoteleira, se essas decisões não forem as mais adequadas. O Sector da Hotelaria tem vindo a utilizar um sistema de classificação por estrelas para diferenciar a qualidade providenciada pelas diferentes unidades hoteleiras, o qual envolve parâmetros tais como: Características das instalações e serviços; Serviço de Receção; Serviço de limpeza e lavandaria; Serviço de F&B; Outros serviços. Os autores apresentam um exercício de análise comparativa entre os parâmetros formais (regulamentares) de classificação e os fatores que os hóspedes valorizam (valorização auto-revelada através do Booking.com®) durante a sua estadia. Esta análise também pretende relacionar as soluções de eficiência energética adotadas com os níveis de conforto experimentados. Considerando o peso da fatia energética nos custos de exploração (a 2ª maior) de um hotel, e tendo presente a orientação política para uma melhoria de 69% na eficiência energética, é exigível a necessidade de uma transformação paradigmática dos objetivos, sem prejudicar a qualidade do serviço, a par de uma avaliação feita pelos hóspedes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCIEOpt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleHotel rating procedure and wellbeing. Adapting criteria to promote energy efficiencypt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.identifier.localedicaoFaropt_BR
dc.description.pages17ppt_BR
dc.identifier.localUniversidade de Faropt_BR
dc.description.sectorDED/NAICIpt_BR
dc.identifier.conftitleII International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciencespt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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