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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro , C.pt_BR
dc.contributor.authorPinto, N.pt_BR
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorCalçada, R.pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-05T09:03:30Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-08-09T09:57:28Z-
dc.date.available2017-06-05T09:03:30Zpt_BR
dc.date.available2017-08-09T09:57:28Z-
dc.date.issued2016-10pt_BR
dc.identifier.isbn978-972-49-2287-4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1009515-
dc.description.abstractNo âmbito de um projeto de investigação conjunto entre o LNEC e a FEUP houve a necessidade de caracterizar a resposta dinâmica da via-férrea em zonas de transição e de calibrar os respetivos modelos numéricos (Paixão 2014). Com esse objetivo, foram realizados ensaios de recetância que consistiram na excitação do carril com um martelo de impulsos instrumentado e na avaliação da resposta da estrutura recorrendo a acelerómetros instalados no carril e nas travessas (Fig. 1a) (Paixão et al. 2015). Entre outros aspetos, foi possível identificar as frequências de ressonância global de via, de antirressonância de travessas e de vibração do carril sobre as palmilhas. Secções de via pertencentes a diferentes zonas de transição, mas de características físicas semelhantes, apresentaram curvas de recetância equivalentes em termos de amplitudes e frequências de ressonância.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVia férreapt_BR
dc.subjectMétodo numéricopt_BR
dc.titleCalibração de modelos numéricos de via-férrea com recurso ao ensaio de recetânciapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.identifier.localLisboapt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.identifier.conftitle10º Congresso Nacional de Mecânica Experimental (CNME 2016)pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
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