Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1006520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, N.pt_BR
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorAsseiceiro, F.pt_BR
dc.contributor.authorCruz, J.pt_BR
dc.contributor.authorMateus, C.pt_BR
dc.date.accessioned2014-10-07T09:19:28Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T08:49:21Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-12T14:49:24Z-
dc.date.available2014-10-07T09:19:28Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T08:49:21Zpt_BR
dc.date.available2017-04-12T14:49:24Z-
dc.date.issued2014-04pt_BR
dc.identifier.isbn978-989-98832-1-5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1006520-
dc.description.abstractA construção de vias-férreas implica obras de grande envergadura que envolvem custos muito elevados, pelo que a reabilitação das mesmas é uma opção frequente quando se pretende evoluir para maiores velocidades de circulação, maior carga por eixo ou melhorar as condições de operação. A caracterização geológica e geotécnica da infraestrutura nesse contexto, envolve problemas complexos associados aos habitualmente curtos intervalos de tempo de interdição de via, que limitam significativamente a frequência de recolha de informação e a variedade de ensaios elegíveis. De facto, este contexto condiciona fortemente a utilização de meios de prospecção mais correntes neste tipo de trabalhos, nomeadamente a realização de sondagens mecânicas e a execução de ensaios de carga com placa. Neste artigo apresenta-se uma metodologia para avaliação das condições geomecânicas da via-férrea em fase de operação, baseada em dois modelos aplicados pela MOTA-ENGIL na secção 5 do corredor de Nacala (Malawi) e na Linha de Sena (Moçambique). Estes modelos revelaram-se eficientes tanto sob o ponto de vista de obtenção das características geométricas da estrutura e informação geomecânica, como na quantidade de pontos amostrados e tempos de execução dos trabalhos de campo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleProspecção geotécnica de vias-férreas em exploração. Uma experiênciapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoInhambane, Moçambiquept_BR
dc.description.pages10ppt_BR
dc.identifier.seminarioCLME2014/IVCEM - 7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia / IV Congresso de Engenharia de Moçambiquept_BR
dc.identifier.localInhambane, Moçambiquept_BR
dc.description.sectorDT/NIFpt_BR
dc.description.year2014pt_BR
dc.description.data14 a 18 de abrilpt_BR
Appears in Collections:DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20140414-CLME2014.pdf84.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.