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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.editorSales, Maurício Martinespt_BR
dc.date.accessioned2014-10-07T08:02:15Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T08:49:19Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T11:09:57Z-
dc.date.available2014-10-07T08:02:15Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T08:49:19Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T11:09:57Z-
dc.date.issued2014-09pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1006517-
dc.description.abstractO desempenho das vias-férreas é fortemente influenciado pelo comportamento da sua subestrutura. As características intrínsecas e de estado dos geomateriais e a existência de singularidades, as quais se traduzem por uma variação brusca de rigidez das camadas de apoio da via e, em alguns casos, conduzem a assentamentos diferenciais importantes, influenciam a qualidade geométrica, medida ao nível dos carris. O presente trabalho analisa a influência da rigidez das camadas e da existência de singularidades na evolução da qualidade geométrica da via. Para tal, apresentam-se resultados da caracterização realizada durante a construção e da monitorização na fase de operação de um trecho de via-férrea construído no âmbito da modernização de uma linha, em Portugal. Analisa-se a variação da rigidez das camadas e do nivelamento longitudinal dos carris, no tempo e ao longo da via. Conclui-se que a existência de singularidades ao nível da subestrutura da via influencia a qualidade geométrica e a sua evolução. Apesar de os aterros de transição, construídos entre as terraplenagens e as obras de arte e sobre as estruturas enterradas, promoverem uma transição de rigidez relativamente mais gradual do que a que existiria na sua ausência, ainda assim, essa singularidade reflete-se na qualidade geométrica da via e na sua evolução ao longo do tempo. Em face dos resultados obtidos, propõe-se que a análise da degradação das zonas de transição se faça utilizando critérios distintos dos habitualmente utilizados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherABMS, Associação Brasileira de Mecânica dos Solospt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRigidez vertical da via-férreapt_BR
dc.subjectDegradação da qualidade geométrica da via-ferreapt_BR
dc.subjectDesempenho da via-férreapt_BR
dc.subjectCaracterização da via-férreapt_BR
dc.titleInfluência da substrutura no desempenho da via-férreapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoGoiânia, GO, Brazilpt_BR
dc.description.pages8pppt_BR
dc.identifier.seminarioCOBRAMSEG - XVII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnicapt_BR
dc.identifier.localGoiânia, GO, Brazilpt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.description.year2014pt_BR
dc.description.data9-13 Set.pt_BR
Appears in Collections:DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista

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