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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Didier, E. | pt_BR |
dc.contributor.author | Parxotomo, D. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-14T14:48:21Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T13:35:47Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T10:11:38Z | - |
dc.date.available | 2014-04-14T14:48:21Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-20T13:35:47Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T10:11:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-04 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1137-2729 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005990 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho, investiga-se, usando a modelação numérica, a interacção de um escoamento uniforme laminar e bidimensional com um conjunto de três cilindros. Dois cilindros de controlo são posicionados simetricamente na esteira de um cilindro principal, induzindo alterações significativas na topologia do escoamento e nos respectivos coeficientes aerodinâmicos. Esta forma de controlo dos esforços é conhecida na literatura por controlo passivo da esteira. Os cilindros de controlo têm um diâmetro de D/8, sendo D o diâmetro do cilindro principal. As simulações numéricas foram realizadas para um número de Reynolds 200. Dos vários resultados obtidos no estudo, destaca-se que para uma distância entre os centros dos cilindros de controlo e o centro do cilindro principal de 0.7D na direcção do escoamento e 0.7D na direcção transversal ao escoamento, o coeficiente de arrasto médio do cilindro principal é reduzido de 27% comparando com o valor de um cilindro isolado, mas, considerando a estrutura total (o conjunto dos três cilindros), a redução do coeficiente de arrasto médio é de apenas de 4%. No entanto, para esta configuração, os coeficientes root-meansquare de arrasto e de sustentação são fortemente reduzidos, 0.0001 e 0.0036, respectivamente, comparando os de um cilindro isolado, 0.035 e 0.47, respectivamente, o que corresponde a uma redução da intensidade das flutuações que actuam no cilindro principal de três ordens de grandeza. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Cilindro circular | pt_BR |
dc.subject | Controlo da esteira | pt_BR |
dc.subject | Controlo passivo | pt_BR |
dc.subject | Redução dos esforços | pt_BR |
dc.subject | Cfd | pt_BR |
dc.title | REDUÇÃO DOS ESFORÇOS NUM CILINDRO CIRCULAR USANDO DOIS PEQUENOS CILINDROS DE CONTROLO NA ESTEIRA | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.figures | 18 | pt_BR |
dc.description.tables | 2 | pt_BR |
dc.description.pages | 23-45pp | pt_BR |
dc.description.volume | Vol. 18, N.º 1 | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.description.magazine | Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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