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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005345
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Poseiro, P. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. | pt_BR |
dc.contributor.author | Craveiro, J. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-11-03T18:56:47Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T13:36:44Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T08:32:47Z | - |
dc.date.available | 2013-11-03T18:56:47Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-20T13:36:44Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-13T08:32:47Z | - |
dc.date.issued | 2013-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005345 | - |
dc.description.abstract | A avaliação do risco de ocorrência de galgamentos/inundações de zonas costeiras e portuárias tem grande relevância para a segurança e gestão destas zonas. Com efeito, tais galgamentos/inundações podem provocar distúrbios graves nas operações de carga e descarga, assim como danos avultados nas infraestruturas, impactos ambientais severos, ou até perda de vidas humanas. Esta comunicação tem como objetivo contribuir para a análise das consequências da ocorrência de galgamentos/inundações no contorno da baía da Praia da Vitória, localizada na Ilha Terceira, Açores. Este contorno inclui a proteção marginal da baía em frente à cidade da Praia da Vitória e os terminais do porto. A análise a efetuar apoia-se no sistema integrado de modelação numérica em engenharia portuária e costeira HIDRALERTA (Zózimo et al., 2008, Neves et al., 2009). Trata-se de um sistema implementado em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica), que tem vindo a ser desenvolvido no LNEC no âmbito de um projeto homónimo de investigação científica e do qual resultará uma ferramenta de alerta da ocorrência de galgamentos/inundações em zonas costeiras e portuárias. Para analisar as consequências na zona de estudo, consideraram-se vários indicadores espaciais a que se fizeram corresponder diferentes níveis de informação (layers) num SIG. Atribuíram-se diferentes pesos a cada um dos indicadores com base no Processo de Análise Hierárquica (AHP), que mostrou ser um método multicritério simples de aplicar. As propriedades de cada indicador também exigiram a atribuição de diferentes pesos, pelo que se realizou a reclassificação dessas propriedades a partir de uma escala de importância relativa (de 1 a 9), segundo aquele método. O mapa de consequências obteve-se pela combinação dos diferentes indicadores e das suas propriedades com os pesos definidos, através da ferramenta, Weighted Overlay, disponível no ArcGIS. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.title | Aplicação do processo de análise hierárquica (AHP) à análise das consequências de ocorrência de galgamentos. O caso da baía da Praia da Vitória | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.description.figures | 18 | pt_BR |
dc.description.tables | 13 | pt_BR |
dc.description.pages | 22p | pt_BR |
dc.identifier.seminario | 8ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária | pt_BR |
dc.identifier.local | LNEC, Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.description.year | 2013 | pt_BR |
dc.description.data | 10 e 11 de outubro | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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8ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia_Poseiro_et_al.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
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