Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, R.pt_BR
dc.contributor.authorPinto, A.pt_BR
dc.contributor.authorPina dos Santos, C.pt_BR
dc.date.accessioned2013-08-29T09:17:58Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T13:29:18Z-
dc.date.available2013-08-29T09:17:58Zpt_BR
dc.date.available2014-10-09T13:29:18Z-
dc.date.issued2013-03pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1005144-
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractAo abrigo do programa MIT-Portugal desenvolveu-se um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado “Net Zero Energy School – Reaching the Community” (Ref.ª MIT-Pt/SESSUES/ 0037/2008), no qual participam o Instituto Superior Técnico (IST), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). Um dos objetivos deste projeto é avaliar o impacte de ações, ativas e passivas, na melhoria das condições de conforto ambiente e de eficiência energética implementadas numa escola “tradicional”. Numa primeira fase do projeto de investigação em curso, procedeu-se à caracterização da escola antes da intervenção, com a realização de diversos levantamentos pontuais das condições ambientes interiores. Após o início da intervenção de reabilitação da escola executaram-se novas campanhas de medições com o intuito de avaliar o impacte resultante das obras de reabilitação da escola. Com vista a minimizar situações assinaladas de desconforto térmico dos alunos e de má qualidade do ar interior nas salas de aula, procedeu-se à simulação computacional dinâmica do bloco H+I. Na simulação dinâmica foram estudados vários cenários de intervenção ao longo do ano, avaliando o potencial de medidas ativas e passivas na melhoria do conforto térmico dos alunos e da qualidade do ar interior das salas de aula. Com base nos resultados da simulação dinâmica, tentou-se traçar uma linha orientadora de medidas passivas e de alterações comportamentais dos utentes da escola, que conduza à melhoria das condições de conforto, sem comprometer as questões económicas e de sustentabilidade. No presente documento apresenta-se a análise dos resultados obtidos da simulação dinâmica do comportamento térmico da escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRELATÓRIO 265/2013 – CD/ES;pt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.titleNet Zero Energy School – Reaching the Community - Escola Secundária Vergílio Ferreira Simulação computacional dinâmica do comportamento térmico e de cenários de melhoria do conforto ambiente do bloco H+Ipt_BR
dc.typereportpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.figures17pt_BR
dc.description.tables6pt_BR
dc.description.pages40pppt_BR
dc.description.commentsProjecto MIT-Pt/SES-SUES/0037/2008 / NÃO CONFIDENCIALpt_BR
dc.description.sectorCD/ESpt_BR
dc.identifier.proc5101/14/17250pt_BR
Appears in Collections:CD - Relatórios Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel 265_13 dspace.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.