Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Aguiar, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Branco Pedro, J. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-12-29T18:45:23Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-10T09:43:54Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T16:27:29Z | - |
dc.date.available | 2012-12-29T18:45:23Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-10T09:43:54Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-12T16:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2012-11 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Espaços Narrados: a construção dos múltiplos territórios da língua portuguesa. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8089-022-8 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1004273 | - |
dc.description.abstract | Desde o advento da imprensa e a consequente difusão da informação escrita, a visão tem vindo a assumir um papel predominante na transmissão do conhecimento. Com a implementação do código Braille no século XIX e com o desenvolvimento mais recentemente dos aplicativos informáticos de leitura de tela, o acesso à informação escrita passou a estar também assegurado para os invisuais. Porém, o reconhecimento do espaço arquitetónico para esta parcela da sociedade ainda se encontra por difundir. O estudo teve como objetivo analisar como se pode expor para um invisual a beleza de uma paisagem, de um núcleo histórico ou de um edifício classificado. Para o efeito foram analisados e comparados os recursos utilizados em três casos de estudo situados em Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos. Verificou-se que o Museu Nacional do Azulejo disponibiliza áudio-guias e tem vários painéis com relevos para permitir aos visitantes apreciar algumas das peças pelo tato. A Torre de Belém está representada num modelo para exploração tátil que se encontra acessível no exterior deste edifício, complementado por um texto em Braille. O Mosteiro dos Jerónimos disponibiliza aos visitantes invisuais uma visita de exploração tátil guiada, com apoio de desenhos em relevo. Da análise destes três casos de estudo conclui-se que: os recursos devem poder ser utilizados por um leque alargado de visitantes; em algumas situações a utilização de réplicas pode ser necessária ou vantajosa à interação com o original; os recursos disponíveis para invisuais devem ser facilmente descritos na página da Internet dos edifícios e anunciados em primeiro plano na receção da exposição; os recursos devem estar disponíveis pelo mesmo período que as visitas normais; e, a conceção da exposição implica um trabalho de pesquisa e deve envolver invisuais. | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Invisual | pt_BR |
dc.subject | Áudio-guia | pt_BR |
dc.subject | Modelo | pt_BR |
dc.title | O que os olhos não vêem mas o coração sente: o reconhecimento do espaço arquitetónico por invisuais. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | São Paulo, Brasil | pt_BR |
dc.description.figures | 8 fig. | pt_BR |
dc.description.tables | 1 quad. | pt_BR |
dc.description.pages | 1486-1504 p. | pt_BR |
dc.identifier.seminario | Seminário Internacional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.local | São Paulo, Brasil | pt_BR |
dc.identifier.localizacao | Livro | pt_BR |
dc.description.sector | DED/NAU | pt_BR |
dc.description.year | 2012 | pt_BR |
dc.description.data | 29 de outubro a 1 de novembro | pt_BR |
Appears in Collections: | DED/NUT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ci32 - O que os olhos não vêem.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.