Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1003864
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, D. R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, J. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, M. T. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Simões, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, E. B. | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, M. C. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-08T10:47:24Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T13:35:38Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T16:00:14Z | - |
dc.date.available | 2012-10-08T10:47:24Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-20T13:35:38Z | pt_BR |
dc.date.available | 2017-04-12T16:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1646-8872 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1003864 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, descreve-se a metodologia desenvolvida para a avaliação do risco associado à ocorrência de galgamentos de estruturas portuárias e costeiras que foi implementada no sistema integrado de apoio à decisão na gestão portuária e costeira, GUIOMAR. Componente básica desta metodologia é a caracterização da agitação marítima incidente no trecho da estrutura em estudo e a estimação dos valores correspondentes do caudal médio galgado por unidade de comprimento do coroamento daquela estrutura. A determinação da agitação marítima é efetuada recorrendo a uma metodologia de acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas, com base em dados de agitação marítima provenientes de bóias ou de modelos regionais de previsão da agitação. O cálculo dos galgamentos é efetuado com recurso a uma ferramenta baseada na análise de redes neuronais. A avaliação simplificada do risco dos galgamentos aqui apresentada resulta da combinação dos valores da probabilidade e das consequências associados à ocorrência de caudais médios galgados que ultrapassam um determinado limiar de caudal galgado. Embora a definição deste limiar dependa das consequências dos galgamentos para a zona em estudo, considera-se apenas um valor para as consequências da ultrapassagem do limiar fixado, sem refletir a expectável variação dos prejuízos com o valor do caudal galgado. A probabilidade de excedência do limiar é determinada calculando o quociente entre o número de estados de agitação marítima incidentes na estrutura em que tal ultrapassagem ocorreu pelo número total de estados de agitação marítima incidentes na zona em estudo. Uma vez obtido o valor do risco é possível representar graficamente o grau de risco e o grau de aceitabilidade desse mesmo risco em cada zona e estrutura estudada. Esta informação é crucial do ponto de vista de planeamento a longo prazo de intervenções em zonas portuárias ou costeiras . Testou-se a metodologia com três trechos distintos de estruturas de proteção costeira ou portuária existentes na baía da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, onde se localiza o porto da Praia da Vitória. Os trechos estudados são: a secção do molhe sul do porto que protege diretamente o cais 12, um trecho da proteção marginal da baía diretamente em frente à entrada da baía da Praia da Vitória e o trecho corresponde ao perfil corrente do enraizamento do esporão existente na mesma zona. Em qualquer dos trechos estudados, avaliou-se o risco associado ao galgamento provocado pela agitação marítima incidente, sendo esta caraterizada pelas previsões correspondentes aos anos de 2009 e de 2010. Verificou-se que a metodologia aqui apresentada é simples e eficaz e que pode ser facilmente estendida a outros tipos de risco (navegação, inundação, etc.). Mais ainda, a metodologia agora implementada no sistema GUIOMAR constitui mais um passo e um contributo valioso no sentido de o tornar um sistema mais robusto e eficaz de apoio à gestão portuária e costeira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de risco | pt_BR |
dc.subject | Guiomar | pt_BR |
dc.subject | Propagação de ondas | pt_BR |
dc.subject | Modelos neuronais | pt_BR |
dc.title | Metodologia de avaliação do risco associado ao galgamento de estruturas marítimas. Aplicação ao porto e à baía da Praia da Vitória, Açores, Portugal | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.figures | 14 | pt_BR |
dc.description.tables | 10 | pt_BR |
dc.description.pages | 291-312pp | pt_BR |
dc.description.volume | 12(3) | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.description.magazine | Revista da Gestão Costeira Integrada/ Journal of Integrated Coastal Zone Management | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RevistaGestaoCosteiraIntegrada_Setembro_2012_Neves_et_al.pdf | 8.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.