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dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.date.accessioned2012-05-03T13:03:04Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T08:49:13Zpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-13T10:03:28Z-
dc.date.available2012-05-03T13:03:04Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T08:49:13Zpt_BR
dc.date.available2017-04-13T10:03:28Z-
dc.date.issued2012-04-17pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1003424-
dc.description.abstractO nível de exigência imposto às modernas vias-férreas pressupõe um adequado desempenho da sua substrutura, nomeadamente no que se refere à resposta resiliente e às deformações permanentes. Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo realizado sobre dois agregados britados, com o objetivo de avaliar a sua adequação para serem aplicados em sub-balastro ferroviário. Para além da caracterização laboratorial tradicional, realizaram-se ensaios triaxiais de carga cíclica, sobre provetes de grandes dimensões, com granulometria integral, para avaliar o comportamento resiliente, em diversas condições de estado e sob distintas solicitações, assim como as deformações permanentes acumuladas durante um milhão de ciclos de carga. Em face dos resultados obtidos, concluiu-se que pode não ser adequado continuar a proceder à seleção de geomateriais para utilizar nas camadas de apoio de vias-férreas, em particular no sub-balastro, recorrendo apenas a ensaios tradicionais, como é prática corrente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSub-balastro ferroviáriopt_BR
dc.subjectEnsaios triaxiais de carga cíclicapt_BR
dc.subjectEstudo laboratorialpt_BR
dc.titleEstudo laboratorial sobre agregados aplicados em vias-férreas utilizando ensaios de carga triaxial cíclicapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.seminarioXIII Congresso Nacional de Geotecniapt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.description.sectorDT/NIFpt_BR
dc.description.year2012pt_BR
dc.description.data17 a 20 de Abrilpt_BR
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