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dc.contributor.authorRoque, C. A.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.contributor.authorArsénio, E.pt_BR
dc.date.accessioned2012-01-05T09:07:45Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T09:23:55Z-
dc.date.available2012-01-05T09:07:45Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T09:23:55Z-
dc.date.issued2011-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002962-
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do projecto de I&D, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, designado SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem, o qual está integrado no projecto “Rodovias autoexplicativas e tolerantes” do Plano de Investigação Programada 2009-2012 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O propósito do projecto SAFESIDE consiste em desenvolver um método racional de avaliação dos efeitos das características da área adjacente à faixa de rodagem (AAFR) sobre a sinistralidade, baseado nos resultados da análise da sinistralidade ocorrida nas estradas portuguesas. Neste relatório, elaborado no âmbito da tarefa WP 6 designada “Estimativa do Custo dos Acidentes por Saída da Faixa de Rodagem”, é feito o enquadramento da análise económica da AAFR, focando as metodologias para a avaliação de investimentos em segurança rodoviária, nomeadamente as análises custo-benefício (ACB) e custo-eficácia (ACE). São igualmente analisados os diversos critérios de avaliação da gravidade das consequências associadas a um despiste e estimada a gravidade esperada deste tipo de acidente, bem como os custos associados às intervenções correctivas na AAFR. Por último, é apresentada uma abordagem prática para a estimativa dos custos médios para um conjunto de cenários de despistes. Os custos médios são estimados para o caso geral de despiste e para dois cenários. Para esse efeito, são utilizadas a gravidade esperada das lesões, os resultados da estimativa dos custos de sinistralidade em Portugal e, sempre que necessário, os dados relevantes disponíveis noutros países.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRELATÓRIO 392/2011 – NPTS;pt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.titleSAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem - Estimativa do custo dos acidentes por saída da faixa de rodagempt_BR
dc.typereportpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.figures10pt_BR
dc.description.tables7pt_BR
dc.description.pages79pppt_BR
dc.description.commentsEstudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia / NÃO CONFIDENCIALpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.proc0703/14/16605pt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Relatórios Científicos

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