Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002962
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Roque, C. A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cardoso, J. L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Arsénio, E. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T09:07:45Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-21T09:23:55Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T09:07:45Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-21T09:23:55Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002962 | - |
dc.description | Este registo pertence ao Repositório Científico do LNEC | - |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do projecto de I&D, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, designado SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem, o qual está integrado no projecto “Rodovias autoexplicativas e tolerantes” do Plano de Investigação Programada 2009-2012 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O propósito do projecto SAFESIDE consiste em desenvolver um método racional de avaliação dos efeitos das características da área adjacente à faixa de rodagem (AAFR) sobre a sinistralidade, baseado nos resultados da análise da sinistralidade ocorrida nas estradas portuguesas. Neste relatório, elaborado no âmbito da tarefa WP 6 designada “Estimativa do Custo dos Acidentes por Saída da Faixa de Rodagem”, é feito o enquadramento da análise económica da AAFR, focando as metodologias para a avaliação de investimentos em segurança rodoviária, nomeadamente as análises custo-benefício (ACB) e custo-eficácia (ACE). São igualmente analisados os diversos critérios de avaliação da gravidade das consequências associadas a um despiste e estimada a gravidade esperada deste tipo de acidente, bem como os custos associados às intervenções correctivas na AAFR. Por último, é apresentada uma abordagem prática para a estimativa dos custos médios para um conjunto de cenários de despistes. Os custos médios são estimados para o caso geral de despiste e para dois cenários. Para esse efeito, são utilizadas a gravidade esperada das lesões, os resultados da estimativa dos custos de sinistralidade em Portugal e, sempre que necessário, os dados relevantes disponíveis noutros países. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | LNEC | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | RELATÓRIO 392/2011 – NPTS; | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem - Estimativa do custo dos acidentes por saída da faixa de rodagem | pt_BR |
dc.type | report | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | LNEC | pt_BR |
dc.description.figures | 10 | pt_BR |
dc.description.tables | 7 | pt_BR |
dc.description.pages | 79pp | pt_BR |
dc.description.comments | Estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia / NÃO CONFIDENCIAL | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.identifier.proc | 0703/14/16605 | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Relatórios Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel 392_11 dspace.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.