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dc.contributor.authorRoque, C. A.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.date.accessioned2012-01-04T15:31:12Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T09:24:06Z-
dc.date.available2012-01-04T15:31:12Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T09:24:06Z-
dc.date.issued2011-12pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002959-
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do projecto de I&D, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, designado SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem, o qual está integrado no projecto “Rodovias autoexplicativas e tolerantes” do Plano de Investigação Programada 2009-2012 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O propósito do projecto SAFESIDE consiste em desenvolver um método racional de avaliação dos efeitos das características da área adjacente à faixa de rodagem (AAFR) sobre a sinistralidade, baseado nos resultados da análise da sinistralidade ocorrida nas estradas portuguesas. Neste relatório, elaborado no âmbito da tarefa WP 1 designada “Estado-da-Arte”, são abordados os conceitos de “Estrada auto-explicativa”, “AAFR tolerante” e “Zona livre” e definidos critérios gerais para o dimensionamento da AAFR. É ainda descrita a prática actualmente em vigor, num vasto conjunto de países, em matéria de segurança da AAFR. São também descritas as situações em que as intervenções para melhoria da segurança rodoviária da AAFR terão de contemplar – em determinados trechos ou pontos singulares do traçado, onde não seja eficiente disponibilizar uma zona livre adequada – a instalação de dispositivos de retenção que evitem a entrada de veículos em zonas mais perigosas que os próprios dispositivos. Foram também analisadas as actuais normas de desempenho em vigor para estes sistemas na Europa e descritas as práticas actualmente em vigor nos Estados Unidos da América e em diversos outros países. Foram igualmente analisadas as metodologias actualmente existentes para selecção dos diferentes sistemas disponíveis.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRELATÓRIO 390/2011 – NPTS;pt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.titleSAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem - Estado-da-artept_BR
dc.typereportpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.figures26pt_BR
dc.description.tables29pt_BR
dc.description.pages105pppt_BR
dc.description.commentsEstudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia / NÃO CONFIDENCIALpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.proc0703/14/16605pt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Relatórios Científicos

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