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dc.contributor.authorVieira Gomes, S.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.date.accessioned2011-05-12T10:53:53Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-21T09:24:01Z-
dc.date.available2011-05-12T10:53:53Zpt_BR
dc.date.available2014-10-21T09:24:01Z-
dc.date.issued2011-05pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1002034-
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractO presente documento constitui o segundo relatório referente à actividade desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCT/UC) no âmbito do projecto IRUMS – Infra-estruturas Rodoviárias Urbanas Mais Seguras, a qual se integra também num protocolo assinado com a Câmara Municipal de Lisboa. Neste relatório apresentam-se os modelos de estimativa de frequência de acidentes desenvolvidos para a cidade de Lisboa, para cujo desenvolvimento foram adoptadas diversas desagregações. Assim, segundo o elemento rodoviário consideraram-se separadamente as intersecções (intersecção de três ramos, intersecção de quatro ramos e rotundas) e os segmentos; e segundo o tipo de acidente foram considerados os atropelamentos e os restantes acidentes com vítimas. No que se refere às variáveis explicativas relacionadas com o ambiente rodoviário foram desenvolvidos dois tipos de modelos: simplificados (apenas com as variáveis de exposição ao risco) e globais (com todas as potenciais variáveis explicativas). No conjunto de potenciais variáveis explicativas está incluída a exposição dos utentes vulneráveis, de forma a melhorar a qualidade das estimativas do nível de sinistralidade nos arruamentos urbanas. É ainda explicada a construção de uma base de dados georreferenciada dos acidentes rodoviários ocorridos na cidade de Lisboa entre 2004 e 2007, utilizada na recolha de dados de acidentes para os locais incluídos na amostra a modelar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRELATÓRIO 151/2011 – NPTS;pt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.titleModelos de estimativa de frequência de acidentes rodoviários em meio urbanopt_BR
dc.typereportpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.figures30pt_BR
dc.description.tables37pt_BR
dc.description.pages121pppt_BR
dc.description.commentsNÃO CONFIDENCIALpt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.proc0703/14/15767pt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Relatórios Científicos

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