Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1000681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatias, L.pt_BR
dc.contributor.authorPinto, A.pt_BR
dc.contributor.authorPina dos Santos, C.pt_BR
dc.date.accessioned2010-09-14T14:38:44Zpt_BR
dc.date.accessioned2014-10-09T13:28:53Z-
dc.date.available2010-09-14T14:38:44Zpt_BR
dc.date.available2014-10-09T13:28:53Z-
dc.date.issued2010-08pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1000681-
dc.descriptionEste registo pertence ao Repositório Científico do LNEC-
dc.description.abstractAo abrigo do programa MIT-Portugal está em curso um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado "Net Zero Energy Schoo/- Reaching the Community" (Ref.a MIT-PtlSES-SUES/0037/2008), no qual participam o Instituto Superior Técnico (1ST), coordenador do projecto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). Numa primeira fase do projecto de investigação em curso, de modo a avaliar o impacto que as obras de reabilitação de um complexo escolar irão ter em termos, quer das condições ambientes dos locais de aprendizagem, quer da satisfação dos respectivos utentes, planeou-se a realização de diversos levantamentos pontuais, antes e após as intervenções de reabilitação previstas. Nesse sentido, no Inverno de 2009/2010 realizou-se um primeiro conjunto de levantamentos das condições ambientes interiores em diversas salas de aulas da escola secundária Vergílio Ferreira antes de serem sujeitas a obras de reabilitação, cujos resultados foram analisados e apresentados num relatório anterior [1]. Com o objectivo de se avaliarem as condições ambientes na meia-estação, durante os meses de Abril e de Maio do corrente ano realizou-se um novo conjunto de levantamentos nas mesmas salas de aulas. Os levantamentos efectuados nesta segunda campanha experimental (30 de Abril a 21 de Maio) foram orientados, tal como na anterior campanha, para a recolha de diversos parâmetros ambientes relevantes para a avaliação das condições de conforto térmico. Os levantamentos foram acompanhados pelo preenchimento pelos alunos presentes de um questionário específico sobre este tema desenvolvido pelo LNEC, o qual visa avaliar as percepções dos alunos nas salas de aula seleccionadas. A avaliação das condições de conforto térmico baseada em medições pontuais foi complementada com uma avaliação ambiental mais vasta, orientada para aspectos de qualidade do ar interior. Nesse sentido, no interior de duas salas de aula foram ainda medidas e registadas em contínuo as concentrações de dióxido de carbono (C02), a temperatura e a humidade relativa. No presente documento apresentam-se os resultados e a análise de todas as medições efectuadas na segunda campanha experimental (meia-estação), assim como dos questionários recolhidos junto dos alunos inquiridos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherLNECpt_BR
dc.relation.ispartofseriesRELATÓRIO 269/2010 – ES/LNEC;pt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.titleNet Zero Energy School – Reaching the community - Escola secundária de Vergílio Ferreira condições ambientais no período de meia-estação de 2010pt_BR
dc.typereportpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.description.figures17pt_BR
dc.description.tables9pt_BR
dc.description.pages51pppt_BR
dc.description.commentsProjecto MIT-PT/SES-SUES/0037/2008 / NÃO CONFIDENCIALpt_BR
dc.description.sectorCDpt_BR
dc.identifier.proc5101/14/17250pt_BR
Appears in Collections:CD - Relatórios Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel 269_10.pdf34.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.