Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/3140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marcelino, J. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-03-23T12:23:16Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-23T09:48:23Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-10-10T13:41:00Z | - |
dc.date.available | 2007-03-23T12:23:16Z | pt_BR |
dc.date.available | 2010-04-23T09:48:23Z | pt_BR |
dc.date.available | 2014-10-10T13:41:00Z | - |
dc.date.issued | 2005-02 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 972-49-2055-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/3140 | pt_BR |
dc.description | Este registo pertence ao Repositório Científico do LNEC | - |
dc.description.abstract | Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade. As exigências associadas a estas linhas, em particular no que concerne a tolerâncias de fabrico, são, naturalmente, mais restritivas que as das linhas férreas tradicionais, onde circulam comboios de carga e de passageiros a velocidades mais reduzidas. Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios. As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos. O presente Programa de Investigação situa o problema da circulação dos comboios de alta velocidade sobre solos moles, faz uma revisão dos métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno, e analisa as medidas de mitigação existentes. Em resultado da análise do problema são perspectivadas diversas linhas de investigação que têm como objectivo: a identificação dos factores que contribuem e condicionam a geração e propagação das vibrações; o desenvolvimento de ferramentas de análise e previsão; a identificação e estudo das zonas que, estando no traçado das linhas de alta velocidade em Portugal, possuem as características que potenciam o desenvolvimento do fenómeno e, finalmente, conjugando o conhecimento resultante dos tópicos anteriores, a análise das medidas de mitigação mais adequadas para os casos identificados. Por último, é apresentado um Programa de Pós-Graduação, onde são concretizadas as linhas de investigação propostas, sob a forma de planos de enquadramento de recém licenciados, de teses de mestrado e de doutoramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | LNEC | pt_BR |
dc.format.extent | 5591502 bytes | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Alta velocidade ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Vibrações | pt_BR |
dc.subject | Mitigação | pt_BR |
dc.title | Propagação e mitigação de vibrações de baixa frequência geradas por comboios de alta velocidade | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Appears in Collections: | DG/NGOH - Programas de Investigação, Teses e Trabalhos de Síntese |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PI_Marcelino.pdf | 5.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.