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dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorDelgado, B.pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, A.pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-23T09:06:17Zpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-21T12:48:54Z-
dc.date.available2025-05-23T09:06:17Zpt_BR
dc.date.available2025-07-21T12:48:54Z-
dc.date.issued2025-05-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018596-
dc.description.abstractAlguns subprodutos industriais, como a escória de forno de arco elétrico (EAF), têm ganhado relevância como alternativa sustentável aos agregados britados naturais, na utilização em balastro ferroviário. Este trabalho apresenta uma síntese de estudos experimentais recentes que avaliaram a resistência mecânica e a evolução morfológica de partículas de escória EAF e o comportamento geomecânico do meio particulado sob cargas cíclicas. Ensaios laboratoriais revelaram que as partículas de escória EAF apresentam elevada angularidade e resistência, mantendo características semelhantes ou superiores às do granito ao longo da degradação por abrasão. Além disso, ensaios triaxiais cíclicos mostraram que este material possui maior resistência à quebra, menor deformação permanente e módulo resiliente superior, especialmente sob condições de cargas elevadas, comuns em vias heavy haul. Estas características indicam que a escória EAF é uma alternativa viável aos materiais tradicionais, contribuindo para a redução de impactos ambientais associados à extração e processamento de rochas naturais. Este trabalho reforça a necessidade de encetar revisões normativas para ampliar a utilização de materiais alternativos na construção ferroviária, promovendo práticas mais sustentáveis.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCRP - Centro Rodoviário Portuguêspt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectBalastro ferroviáriopt_BR
dc.subjectAgregados artificiaispt_BR
dc.subjectEscória de aciariapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEstudos experimentais sobre a avaliação do potencial da escória de aço como material alternativo para balastro ferroviáriopt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.description.pages10p.pt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.identifier.conftitle11º Congresso Rodoferroviário Português (11CRP)pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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