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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018399
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, B. | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Amin, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, C. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T09:59:25Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T13:41:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T09:59:25Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-16T13:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018399 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018399 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa acidentes envolvendo pedestres em travessias urbanas, buscando identificar fatores de risco e propor medidas de mitigação com base em modelos de previsão de acidentes (MPAs). A pesquisa recorre a Redes Neurais Artificiais (RNA) aplicadas a uma base de dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) referente ao período de 2017 a 2021. Embora os modelos apresentem alta taxa de acerto, o poder discriminativo foi limitado pela predominância de casos de feridos leves (92%). Os principais fatores de risco apontados envolvem falhas na sinalização luminosa, iluminação noturna insuficiente, más condições de bermas e pavimento, além de limites de velocidade elevados em zonas urbanas. A comparação entre os períodos pré-COVID19 e COVID19 revela redução significativa no número de acidentes e alterações no perfil etário das vítimas mortais. Como trabalho futuro, recomenda-se a exploração de outros algoritmos de machine learning para melhor lidar com a distribuição desequilibrada dos dados e aprimorar a identificação dos fatores críticos associados à sinistralidade pedonal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | ASSEAVA – Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Vale do Aço, Programa Engenharia sem Fronteiras | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Segurança rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Redes neuronais artificiais | pt_BR |
dc.subject | Travessias de pedestres | pt_BR |
dc.title | Avaliação de acidentes em travessias pedestres para identificação de fatores de risco utilizando redes neurais artificiais | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | Ipatinga, Minas Gerais, Brasil | pt_BR |
dc.identifier.local | Ipatinga, Minas Gerais, Brasil | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NPTS | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | Vale do Aço Summit – Inovação, Sustentabilidade e Internacionalização em um Mundo em Transformação | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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C 45_2024_Avaliacao de acidentes em travessias pedestres para identificacao de fatores de risco utilizando redes neurais artificiais.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
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