Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira Gomes, S.pt_BR
dc.contributor.authorRoque, C. A.pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, J. L.pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T15:28:55Zpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-16T13:41:48Z-
dc.date.available2025-02-21T15:28:55Zpt_BR
dc.date.available2025-04-16T13:41:48Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018382-
dc.description.abstractAs cidades têm historicamente privilegiado os veículos motorizados, negligenciando os modos ativos de transporte. No entanto, a crescente preocupação com a sustentabilidade tem levado à redistribuição do espaço urbano. A sinistralidade em meio urbano é um problema crítico, sendo que, em 2015, 76% das mortes de peões em Portugal ocorreram em áreas urbanas, acima da média europeia. Este estudo analisou os fatores associados à gravidade das lesões de peões em acidentes em Lisboa (2008-2011), considerando infraestruturas, exposição e características populacionais. Utilizando um modelo logit multinomial, identificaram-se variáveis significativas, como tipo de via, manobras dos condutores, uso do solo e condições de iluminação. Os resultados indicam que áreas de serviços e manobras bruscas aumentam a probabilidade de fatalidade dos peões em 350% e 1750%, respetivamente, enquanto condutoras reduzem em 44% o risco de lesões graves. Estes resultados reforçam a importância do planeamento urbano na segurança rodoviária dos peões.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCRPpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_BR
dc.subjectModelos de gravidadept_BR
dc.subjectAtropelamentospt_BR
dc.subjectLisboapt_BR
dc.titleAnálise da gravidade dos atropelamentos em Lisboa.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLisboapt_BR
dc.identifier.localLisboapt_BR
dc.description.sectorDT/NPTSpt_BR
dc.identifier.conftitleSeminário “Segurança da circulação em meio urbano: a proteção dos peões”pt_BR
dc.contributor.peer-reviewedNAOpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DT/NPTS - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OA 17_2018_An?lise da gravidade dos atropelamentos em Lisboa..pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.