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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Figueiredo, E. | pt_BR |
dc.contributor.author | Moldovan, I. | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira Santos, L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, L. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T10:43:36Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T13:31:33Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T10:43:36Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-16T13:31:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-11 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-972-752-327-6 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace2.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018113 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1018113 | - |
dc.description.abstract | A maioria dos colapsos de pontes ocorre devido à combinação simultânea de vários fatores, muitas vezes durante ou após um evento natural extremo, que tem a particularidade de explorar vulnerabilidades estruturais escondidas. Foi assim em Portugal com o colapso da Ponte Hintze Ribeiro, cuja vulnerabilidade ao nível das fundações foi exposta durante um período de cheia, e em Itália com a Ponte Morandi, cuja vulnerabilidade ao nível da ligação dos tirantes ao tabuleiro foi manifesta durante a ocorrência de chuva intensa. De acordo com um relatório da Comissão Europeia, o impacto da pressão climática já representa 30% a 50% dos custos atuais de manutenção de estradas na Europa. Entretanto, o número de fenómenos climáticos extremos parece estar a aumentar, em virtude de alterações no sistema climático provocadas pelas emissões de gases com efeito de estufa. Estarão as pontes mais vulneráveis a colapsos em função dos fenómenos climáticos extremos? Será a adaptação às alterações climáticas uma nova dimensão na reabilitação? Este artigo pretende sintetizar um roteiro para adaptação climática de pontes de betão armado, bem como apresentar um plano de adaptação com base na realidade da ponte sobre o Rio Angueira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo Português de Betão Estrutural | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Pontes | pt_BR |
dc.subject | Betão armado | pt_BR |
dc.subject | Alterações climáticas | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.title | Roteiro para adaptação climática de pontes de betão armado: Ponte sobre o Rio Angueira | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | Porto | pt_BR |
dc.description.pages | 531-540pp. | pt_BR |
dc.identifier.local | Porto | pt_BR |
dc.description.sector | DE/CHEFIA | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | Encontro Nacional de Betão Estrutural 2024 | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
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