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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1016768
Title: | Evolução da cota de dragagem dos acessos marítimos aos portos de Portugal Continental |
Authors: | Portela, L. I. |
Issue Date: | Oct-2023 |
Publisher: | PIANC Portugal |
Citation: | https://pianc.pt/wp-content/uploads/2023/10/Artigo-46.pdf |
Abstract: | O aprofundamento dos canais de acesso por dragagem, associado ou não à construção de molhes e quebra-mares, tem sido uma característica da evolução dos portos nacionais nos últimos 100 anos. Nesta comunicação, analisa-se a evolução da cota de dragagem dos acessos marítimos aos portos do Continente com base em fontes documentais e levantamentos hidrográficos. No início do século XX verificava-se uma diferença apreciável entre as condições oferecidas pelos portos situados em estuários de maiores dimensões (Lisboa e Setúbal) e artificiais (Leixões), por um lado, e os portos situados em estuários e sistemas lagunares com menor prisma de maré, por outro. Entre 1920 e a atualidade, principalmente desde 1950, todos os portos comerciais em atividade (excetuando Sines) registaram um aumento da profundidade dos canais de acesso entre cerca de 5,5 m e 11,2 m. Considerando os portos no seu conjunto, estima-se que em média, entre 1950 e 2020, se tenha verificado um aumento da profundidade de dragagem na zona da barra de 1,0 m por década. |
URI: | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1016768 |
Appears in Collections: | DHA/NEC - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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