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dc.contributor.authorGomes, R.pt_BR
dc.contributor.authorColaço, A.pt_BR
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T13:51:41Zpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T13:55:32Z-
dc.date.available2023-06-05T13:51:41Zpt_BR
dc.date.available2023-10-10T13:55:32Z-
dc.date.issued2023-05-03pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1016386-
dc.description.abstractO crescimento populacional mundial, atualizado recentemente para o valor de 8 mil milhões de pessoas e previsões de cerca de 10 mil milhões em 2055, surge como um dos principais desafios no que toca ao desenvolvimento de cidades sustentáveis e com sistemas de transportes eficaz [1]. Portugal, nos últimos anos, tem apresentado vários planos de investimento nos setores de mobilidade e transportes. Contudo, a implantação e consequente exploração de uma rede ferroviária em ambiente urbano suscita uma preocupação acrescida com o conforto dos habitantes na vizinhança da infraestrutura, derivada da possível ocorrência de fenómenos de vibração excessiva. Numa fase de construção de novas linhas ferroviárias, a existência e adoção de modelos de previsão de vibrações empíricos, capazes de simular o comportamento de um maciço geotécnico à superfície, revela-se uma ferramenta útil. No entanto, dado o seu caráter empírico, encontram-se sempre condicionados pelos cenários para os quais foram derivados. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo principal a derivação e análise, por intermédio de modelação numérica avançada, de curvas de atenuação de vibrações à superfície do maciço, as quais permitem, de uma forma direta, aferir o nível de vibração expectável em função da distância à via-férrea. Este estudo tem em conta a variação de diferentes fatores, tais como: i) características e tipologia da via-férrea; ii) condições geológico-geotécnicas; iii) características do material circulante.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherISTpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectvibraçõespt_BR
dc.subjectcurvas de atenuaçãopt_BR
dc.subjectmodelação numéricapt_BR
dc.subjecttráfego ferroviáriopt_BR
dc.titleDefinição e análise de curvas de atenuação de vibrações induzidas por tráfego ferroviáriopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localLisboapt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.identifier.conftitle2º Simpósio de Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoNAOpt_BR
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