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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1016386
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Gomes, R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Colaço, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortunato, E. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T13:51:41Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T13:55:32Z | - |
dc.date.available | 2023-06-05T13:51:41Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-10-10T13:55:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1016386 | - |
dc.description.abstract | O crescimento populacional mundial, atualizado recentemente para o valor de 8 mil milhões de pessoas e previsões de cerca de 10 mil milhões em 2055, surge como um dos principais desafios no que toca ao desenvolvimento de cidades sustentáveis e com sistemas de transportes eficaz [1]. Portugal, nos últimos anos, tem apresentado vários planos de investimento nos setores de mobilidade e transportes. Contudo, a implantação e consequente exploração de uma rede ferroviária em ambiente urbano suscita uma preocupação acrescida com o conforto dos habitantes na vizinhança da infraestrutura, derivada da possível ocorrência de fenómenos de vibração excessiva. Numa fase de construção de novas linhas ferroviárias, a existência e adoção de modelos de previsão de vibrações empíricos, capazes de simular o comportamento de um maciço geotécnico à superfície, revela-se uma ferramenta útil. No entanto, dado o seu caráter empírico, encontram-se sempre condicionados pelos cenários para os quais foram derivados. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo principal a derivação e análise, por intermédio de modelação numérica avançada, de curvas de atenuação de vibrações à superfície do maciço, as quais permitem, de uma forma direta, aferir o nível de vibração expectável em função da distância à via-férrea. Este estudo tem em conta a variação de diferentes fatores, tais como: i) características e tipologia da via-férrea; ii) condições geológico-geotécnicas; iii) características do material circulante. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | IST | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | vibrações | pt_BR |
dc.subject | curvas de atenuação | pt_BR |
dc.subject | modelação numérica | pt_BR |
dc.subject | tráfego ferroviário | pt_BR |
dc.title | Definição e análise de curvas de atenuação de vibrações induzidas por tráfego ferroviário | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.local | Lisboa | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NIT | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 2º Simpósio de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | NAO | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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Defini??o e an?lise de curvas de atenua??o de vibra??es induzidas por tr?fego ferrovi?rio_2SEC 2023.pdf | 330.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
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