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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015895
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Luis, L. | pt_BR |
dc.contributor.author | Freire, S. | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, H. | pt_BR |
dc.contributor.author | Lemos, R. | pt_BR |
dc.contributor.author | Fortes, C. J. E. M. | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, M. G. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T15:32:51Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T16:42:55Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T15:32:51Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-03-03T16:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015895 | - |
dc.description.abstract | Entre 2016 e 2020 foram realizados os Estudos e Projetos e Estudos de Impacto Ambiental (EIA) dos projetos do Prolongamento do Quebra-mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, os quais envolveram ensaios em modelo físico reduzido realizados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) entre outubro 2016 e abril 2017, encontrando-se atualmente em curso a respetiva empreitada de construção. Os estudos, projetos e ensaios bi e tridimensionais em modelo reduzido do Prolongamento do Quebra-mar Exterior em cerca de 300 m, destacam-se essencialmente por se tratar de um quebra-mar sujeito a um regime de agitação consideravelmente severo e por envolver o uso de blocos de betão de alta densidade (peso especifico de 27,2 kN/m3 a 32 kN/m3 ) do tipo Antifer, cujo comportamento idráulico e estrutural, apesar da experiência adquirida na utilização deste tipo de blocos no Molhe Sul da Barra do Rio Douro (também com betão com peso especifico de 32 kN/m3) e no Molhe Leste de Sines (peso especifico de 25,4 kN/m3 a 30,8 kN/m3), ainda se reveste de alguma complexidade. No âmbito destes estudos realizou-se inicialmente o Estudo Prévio (EP), com base no qual se realizaram os ensaios bi e tridimensionais, e em simultâneo com estes últimos, realizou-se o Projeto de Execução (PE). Neste, e com o objetivo de aumentar a segurança da estrutura, adotaram-se generalizadamente blocos de maior peso do que os ensaiados. Pretende-se com esta comunicação destacar as particularidades da adoção de blocos “adensados” no caso do prolongamento do quebra-mar de Leixões, quer as associadas à conceção e pré dimensionamento, quer as associadas à construção e exploração dos modelos físicos bi e tridimensionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | PIANC | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.title | Estudos e projetos do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões | pt_BR |
dc.title.alternative | 10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sines | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.local | Sines | pt_BR |
dc.description.sector | DHA/NPE | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | 10as Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária Sines, | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | NAO | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DHA/NPE - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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File | Description | Size | Format | |
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CN_142_ Luis,L.pdf | Os ensaios incluíram várias fases, tendo sido testadas vários ajustes para reforçar zonas pontuais do quebra-mar que revelaram alguma fragilidade. Seguindo a mesma lógica que a do relatório do LNEC, este capítulo abordará o conjunto de ensaios relativos à última configuração testada, a qual foi considerada globalmente estável. | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
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