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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Falcão Silva, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Salvado, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, N. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T14:40:48Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T10:35:28Z | - |
dc.date.available | 2022-12-12T14:40:48Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-02-28T10:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015581 | - |
dc.description.abstract | A segurança das pessoas e o elevado valor dos bens construídos e dos seus conteúdos, bem como a sua criticidade na satisfação das necessidades básicas e bem-estar das comunidades, sempre suscitaram preocupações quanto à sustentabilidade, resiliência e fiabilidade do ambiente construído. A resiliência dos ativos construídos está frequentemente ligada à formulação de políticas e estratégias para o ambiente construído após eventos catastróficos ou traumáticos. É um conceito multidimensional que abrange aspetos físicos, infra-estruturais, ambientais, económico-sociais, regulamentares e organizacionais. O presente artigo apresenta os resultados da aplicação de um sistema de classificação de resiliência assente numa abordagem holística, abrangente e sistemática, a diferentes tipos de edifícios, em qualquer fase do seu ciclo de vida. Em particular, analisa a resiliência de edifícios de escolas públicas portuguesas a diferentes riscos do ponto de vista da engenharia, nomeadamente no que diz respeito à segurança estrutural e de manutenção do edifício. Os edifícios escolares analisados, construídos ao longo do século XX, tiveram intervenções alargadas, entre 2009 e 2011, no âmbito de um programa nacional de investimento público. Os edifícios foram analisados antes e após intervenções de reabilitação. Relativamente a indicadores económicos e a investimento potencial, nota-se que as intervenções de reabilitação apresentam impacto positivo na classificação da resiliência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | CongrEGA | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de Classificação | pt_BR |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.subject | ciclo de vida | pt_BR |
dc.subject | diferentes tipos de edifícios | pt_BR |
dc.subject | Estudo de Edificios escolares | pt_BR |
dc.title | Análise do impacte de intervenções de reabilitação na variação da resiliência de edifícios escolares públicos | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.identifier.localedicao | IST Coimbra | pt_BR |
dc.identifier.local | Portugal, Coimbra | pt_BR |
dc.description.sector | DED/NEG | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | CongrEGA - 1º Congresso Nacional de Engenharia e Gestão de Ativos | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | NAO | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DED/NEG - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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CAEC220.pdf | Análise do impacte de intervenções de reabilitação na variação da resiliência de edifícios escolares públicos | 302.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
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