Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSalvado, A.pt_BR
dc.contributor.authorFalcão Silva, M. J.pt_BR
dc.contributor.authorCouto, P.pt_BR
dc.contributor.editorM. Menezes, M.ª R. Veiga, A. S. Silva, L. Nunes, J. Saporitipt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T09:26:26Zpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T11:26:23Z-
dc.date.available2022-10-26T09:26:26Zpt_BR
dc.date.available2022-11-04T11:26:23Z-
dc.date.issued2020-05-13pt_BR
dc.identifier.citation978-972-49-2313-0 (https://doi.org/10.34638/yzys-hn57)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015339-
dc.description.abstractA análise custo-benefício (ACB) é frequentemente usada por governos e outras organizações para avaliar a conveniência de determinada opção de investimento relativamente a outras. Trata-se de uma metodologia que permite a comparação entre os benefícios e os custos esperados, considerando as alternativas que se podem perdem e a manutenção da situação original (status quo). A aplicação desta análise a intervenções de reabilitação de edifícios pode constituir uma ferramenta poderosa e de grande funcionalidade, contribuindo para fundamentar o processo de decisão sobre a reabilitação de um ou mais edifícios ou de outras infraestruturas e comparar a eficiência de diferentes estratégias em termos da relação Custo-Benefício. Uma ACB integra a evolução das políticas comunitárias e instrumentos financeiros e visa disponibilizar apoio técnico e contribuir para a reflexão sobre a modulação das taxas de cofinanciamento. O presente artigo apresenta o desenvolvimento duma ACB para a avaliação socioeconómica de projetos de investimento de reabilitação de edifícios escolares públicos. O caso de estudo compreende um conjunto selecionado de edifícios escolares públicos portugueses, com intervenções de reabilitação realizadas entre 2007 e 2011, ao qual é aplicado parte do modelo de ACB desenvolvido (até à análise financeira), de forma a validar a sua aplicabilidade a outras situações futuras semelhantes. Finaliza-se o artigo com as conclusões obtidas, referindo-se os desenvolvimentos futuros a considerar no âmbito da aplicação de uma ACB completa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherENCORE2020 - 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifícios.pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise Custo-Benefíciopt_BR
dc.subjectAnálise Financeirapt_BR
dc.subjectReabilitação de Edifíciospt_BR
dc.subjectEdifícios Escolares Públicospt_BR
dc.titleAnálise financeira a incorporar em análise custo-benefício aplicada à reabilitação de edifícios escolares públicos.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.identifier.localedicaoLNECpt_BR
dc.identifier.localLNEC, Lisboapt_BR
dc.description.sectorDED/NEGpt_BR
dc.description.magazineLivro de Atas do ENCORE 2020 (1st ed.)pt_BR
dc.identifier.conftitleENCORE2020 - 4.º Encontro de Conservação e Reabilitação de Edifíciospt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersNAOpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
Appears in Collections:DED/NEG - Comunicações a congressos e artigos de revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anali_financ_reab_escolas públicas.pdfartigo contido no "Livro de actas do Encore 2020"865.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.