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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFortunato, E.pt_BR
dc.contributor.authorPaixão, A.pt_BR
dc.contributor.authorMorais, P.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Carlospt_BR
dc.contributor.authorFrancisco, A.pt_BR
dc.contributor.authorMorais, J.pt_BR
dc.contributor.authorAsseiceiro, F.pt_BR
dc.contributor.authorCruz, J.pt_BR
dc.contributor.authorCruz, N.pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T14:59:02Zpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T14:30:02Z-
dc.date.available2022-07-05T14:59:02Zpt_BR
dc.date.available2022-07-14T14:30:02Z-
dc.date.issued2022-05pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015077-
dc.description.abstractA reabilitação da plataforma das vias-férreas de linhas antigas que se encontram em operação é, normalmente, uma atividade difícil, economicamente dispendiosa e que condiciona a operação ferroviária. Assim, é importante desenvolver métodos que permitam melhorar as condições de fundação dessas vias, em particular minimizando o impacto na operação ferroviária e garantindo resistência mecânica dos terrenos e regularidade longitudinal da rigidez vertical da via. O reforço de solos com fracas características geotécnicas com recurso à injeção de ligantes tradicionais – cimento ou cal – é uma técnica que tem sido utilizada com sucesso em diversos tipos de obras geotécnicas. No entanto, a sua utilização nas obras ferroviárias, em particular no reforço da parte superficial da fundação – sob a camada de balastro – em vias sem camada de sub-balastro, tem revelado ainda algumas limitações, designadamente de carácter construtivo e de garantia da qualidade. De facto, existem aspetos que têm de ser devidamente equacionados, nomeadamente a necessidade de perfurar de forma tecnicamente eficiente a camada de balastro, de garantir a integridade dessa camada (evitar que seja contaminada com as caldas de injeção, que veja reduzida a sua compacidade e alterada de forma significativa a sua geometria), de não perturbar o nivelamento geométrico da via, de garantir a homogeneidade do tratamento e a regularidade longitudinal da rigidez vertical da via. Neste trabalho apresentam-se alguns aspetos de um projeto de investigação realizado com o objetivo de desenvolver um método de reforço da plataforma ferroviária através da injeção de ligantes, sem remover a superestrutura da via-férrea. Em particular, apresentam-se e discutem-se alguns resultados obtidos num trecho experimental que foi caracterizado e monitorizado, com o objetivo de avaliar a resposta dinâmica da via-férrea à passagem dos comboios antes e após o tratamento da parte superficial da sua fundação, com recurso à injeção de cimento nos solos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSEMSIGpt_BR
dc.relationPOCI-01-0247-FEDER-017978pt_BR
dc.rightsrestrictedAccesspt_BR
dc.subjectVia-férreapt_BR
dc.subjectreabilitação da plataformapt_BR
dc.subjecttratamento de solospt_BR
dc.subjectinjeçõespt_BR
dc.subjectcolunas de solo-cimentopt_BR
dc.subjectcomportamento dinâmicopt_BR
dc.titleReforço de solos em plataformas ferroviárias através de injeção de ligantes - Um projeto de I&D&I em Portugalpt_BR
dc.typeworkingPaperpt_BR
dc.description.pages1111-1118pt_BR
dc.identifier.localMieres, Astúrias, Espanhapt_BR
dc.description.sectorDT/NITpt_BR
dc.identifier.conftitleXI Simposio Nacional de Ingeniería Geotécnica y 7as Jornadas Luso-Españolas de Geotecniapt_BR
dc.contributor.peer-reviewedSIMpt_BR
dc.contributor.academicresearchersSIMpt_BR
dc.contributor.arquivoSIMpt_BR
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