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http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1015077
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortunato, E. | pt_BR |
dc.contributor.author | Paixão, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, P. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Francisco, A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Asseiceiro, F. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, J. | pt_BR |
dc.contributor.author | Cruz, N. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T14:59:02Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T14:30:02Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T14:59:02Z | pt_BR |
dc.date.available | 2022-07-14T14:30:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-05 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.lnec.pt/jspui/handle/123456789/1015077 | - |
dc.description.abstract | A reabilitação da plataforma das vias-férreas de linhas antigas que se encontram em operação é, normalmente, uma atividade difícil, economicamente dispendiosa e que condiciona a operação ferroviária. Assim, é importante desenvolver métodos que permitam melhorar as condições de fundação dessas vias, em particular minimizando o impacto na operação ferroviária e garantindo resistência mecânica dos terrenos e regularidade longitudinal da rigidez vertical da via. O reforço de solos com fracas características geotécnicas com recurso à injeção de ligantes tradicionais – cimento ou cal – é uma técnica que tem sido utilizada com sucesso em diversos tipos de obras geotécnicas. No entanto, a sua utilização nas obras ferroviárias, em particular no reforço da parte superficial da fundação – sob a camada de balastro – em vias sem camada de sub-balastro, tem revelado ainda algumas limitações, designadamente de carácter construtivo e de garantia da qualidade. De facto, existem aspetos que têm de ser devidamente equacionados, nomeadamente a necessidade de perfurar de forma tecnicamente eficiente a camada de balastro, de garantir a integridade dessa camada (evitar que seja contaminada com as caldas de injeção, que veja reduzida a sua compacidade e alterada de forma significativa a sua geometria), de não perturbar o nivelamento geométrico da via, de garantir a homogeneidade do tratamento e a regularidade longitudinal da rigidez vertical da via. Neste trabalho apresentam-se alguns aspetos de um projeto de investigação realizado com o objetivo de desenvolver um método de reforço da plataforma ferroviária através da injeção de ligantes, sem remover a superestrutura da via-férrea. Em particular, apresentam-se e discutem-se alguns resultados obtidos num trecho experimental que foi caracterizado e monitorizado, com o objetivo de avaliar a resposta dinâmica da via-férrea à passagem dos comboios antes e após o tratamento da parte superficial da sua fundação, com recurso à injeção de cimento nos solos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | SEMSIG | pt_BR |
dc.relation | POCI-01-0247-FEDER-017978 | pt_BR |
dc.rights | restrictedAccess | pt_BR |
dc.subject | Via-férrea | pt_BR |
dc.subject | reabilitação da plataforma | pt_BR |
dc.subject | tratamento de solos | pt_BR |
dc.subject | injeções | pt_BR |
dc.subject | colunas de solo-cimento | pt_BR |
dc.subject | comportamento dinâmico | pt_BR |
dc.title | Reforço de solos em plataformas ferroviárias através de injeção de ligantes - Um projeto de I&D&I em Portugal | pt_BR |
dc.type | workingPaper | pt_BR |
dc.description.pages | 1111-1118 | pt_BR |
dc.identifier.local | Mieres, Astúrias, Espanha | pt_BR |
dc.description.sector | DT/NIT | pt_BR |
dc.identifier.conftitle | XI Simposio Nacional de Ingeniería Geotécnica y 7as Jornadas Luso-Españolas de Geotecnia | pt_BR |
dc.contributor.peer-reviewed | SIM | pt_BR |
dc.contributor.academicresearchers | SIM | pt_BR |
dc.contributor.arquivo | SIM | pt_BR |
Appears in Collections: | DT/NIT - Comunicações a congressos e artigos de revista |
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